GData Internet Security 2012 Beta

Nem bem começamos o ano de 2011 e eu apenas comecei a revisar antivírus e suites de segurança do ano corrente, e foi com surpresa que recentemente me deparei com o lançamento do GData Internet Security 2012 em versão Beta.
O arquivo de instalação é gigantesco – são 312 MB (incluindo a versão em boot para CD).
Grande parte das melhorias oferecidas por esta nova versão incluem atualizações dos mecanismos de detecção, aumento da proteção contra aquelas ameaças mais recentes da Internet através da melhoria do detector de comportamento, melhoria da usabilidade do software, melhoria do fitro de Internet e melhoria do monitor de performance.

O GData utiliza dois diferentes mecanismos de antivírus, o mecanismo A ou principal, representado pelo BitDefender e o mecanismo B ou secundário, representado pelo Avast 5.
A tela inicial do GData Internet Security apresenta um grande número de informações organizadas de tal forma que facilitam muito a leitura e o acesso a elas por parte do usuário.
Diferentemente de grande parte dos antivírus gratuitos, existem muitas opções de configurações que podem ser acessadas, o que no entanto é apenas recomendável para usuários avançados.
O módulo de antivírus oferece várias opções de varredura: escaneamento completo do computador, verificação de memória e inicialização, verificação de mídia removível e também a opção de escaneamento por rootkits.
Um dos aspectos que destaca o GData frente aos seus concorrentes é a sua rapidez de escaneamento. A velocidade de varredura se realiza a uma velocidade de 6 a 7 MB por segundo (bem à frente de todos que eu já testei até hoje). O processo de escaneamento também pode ser pausado a qualquer momento, especialmente naqueles momentos de uso mais intenso do processador. O uso da CPU variou de 12 a 50%. Também observei um aumento no tempo de boot do computador, que pode variar de 1 a 2 minutos.

O Firewall do GData Internet Security é muito amigável. No modo padrão todo o controle da rede é feito de forma automática não exigindo a interferência do usuário.
No entanto, a opção de segurança máxima envolve a verificação das regras do firewall. Podem ser criadas regras personalizadas através do acesso a configurações avançadas. Seria importante, no entanto, que existisse também um ícone de ajuda para auxiliar nesta tarefa.
Além disso, a suite também oferece um sistema de antispam muito abrangente (lista negra e lista branca), proteção da Web (verifica o tráfego http e proteção contra phishing), detecção de rede wireless sem segurança e um cd de boot atualizado.

Alguns problemas que encontrei foram em algumas páginas de configurações que se fundem umas com as outras como que se movendo através delas e também uma lentidão geral do sistema.
Eu também acho que seria bom se o GData de oferecer um sistema padrões de uso como Bitdefender oferece (a capacidade de alternar entre os modos de especialistas e iniciantes).
Em suma, se você está à procura de segurança extremamente abrangente, e não está preocupado com problemas ligados ao desempenho da sua máquina, vale a pena conferir o GData.

———————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————–

Consumo médio de memória RAM:   60 – 65 MB (em stand-by 5 minutos)

Consumo médio de recursos do processador:  Médio

Impacto geral sobre o sistema:  Médio

Sistema:  Windows XP/Vista/7

Site do fabricante:  http://br.gdatasoftware.com/

Condição: Software pago

Os Prós e os Contras bem como a nota final serão considerados quando da avaliação da versão final do produto.

Neste teste, o GData Internet Security 2012 Beta é colocado frente a vários links contendo arquivos nocivos. Assista ao vídeo e conheça os resultados e  a performance deste software frente às ameaças a que  foi exposto:

Visitem também o blog Infotecnologia: http://infotecnologia.tumblr.com/

18 Responses to GData Internet Security 2012 Beta

  1. yosho disse:

    Boa Tarde,

    Gostaria de pedir uma comparação entre o BitDefender Antivirus e o Gdata antivirus, sei que o Gdata tem o motor do BitDefender e do Avast, sei por um teste seu qeu o BitDefender deixou o seu micro mais lento, inclusive na inicialização, mas em Desempenho aparentemente o BitDefender levou a melhor, mesmo o GDATA tendo 02 motores (incluindo o próprio BitDefender), é isso mesmo? E a lentidão do GDATA, como anda?

    Um abraço.

    • Victor Hugo disse:

      Yosho,
      Lembro de um teste de escaneamento que realizei em Janeiro passado com o Bit Defender Antivirus 2011e lembro ter ficado surpreso com a lentidão da velocidade de varredura apresentada por este Antivirus e também pelo impacto sobre a performance do computador. Considero o GData Antivirus um software que também deixa o computador mais lento, mas comparativamente ao BitDefender ele é mais leve e rápido.

      Muito obrigado pelo seu comentário e participação!

  2. marcelino disse:

    valeu pelo seu desem penho

  3. Fernando disse:

    Vitor parabéns pelo seu grande trabalho informando a todos os seus teste. Vitor eu preciso de uma informação se é possível botar o antivírus da Comodo em um Pen drive. Pergunto isso pois já utilizo o firewall deles junto com o antivirus Gdata.Eu tinha colocado o internet security da comodo e usava o Gdata pra scan mas a comodo fez alguma coisa que fez com que o Gdata não conseguia mas se atualizar quando eu usava pra fazer scans semanais.Será que eu consigo baixa somente o antivirus da Comodo pro pen drive e dai usalo somente pra scan?
    Muito obrigado,
    Seu fã,
    Fernando,

    • Victor Hugo disse:

      Fernando,
      Muito obrigado pelas suas palavras que são certamente um grande incentivo para a continuidade deste meu trabalho!
      O Comodo Antivirus foi desenvolvido para uso em tempo real, e como tal não existe uma versão para rodar direto de um pen drive.
      Se o objetivo é apenas fazer o escaneamento de um computador, eu lhe aconselho o uso do Comodo Cleaning Essentials, já disponível em uma versão RC1 (Release Candidate). Este software poderá ser carregado no seu pen drive sem problemas.
      Segue aí o link para download: http://download.comodo.com/cce/download/setups/cce_1.4.177889.49_x32.zip

      Seja muito bem vindo a este blog! Suas opiniões serão sempre muito bem consideradas!

      Abraços, Victor

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 499 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: