Como Saber se o seu Computador está Contaminado

Esta semana o analista de malware da Kaspersky Brasil, Fabio Assolini, escreveu um texto para o site Olhar Digital onde ele dá dicas de como descobrir se o seu computador está contaminado por um malware.
Agradeço ao nosso colega de blog, o Jefferson, pelo envio do linlk desta importante matéria.
Vale a pena esta leitura, então vamos a ela:

Aqui no Brasil 95% dos códigos maliciosos usados por crackers são feitos para roubar credenciais financeiras. Ou seja, eles conseguem acessar contas bancárias, usar cartões de crédito e até pontos de milhagens das vítimas. “Existem indícios de que seu computador está sendo usado por um cibercriminoso, mas também há pessoas mais profissionais que conseguem roubar dados e controlar o computador sem que o usuário perceba”, conta o analista.

De acordo com dados da empresa, o volume de cibercriminosos amadores no Brasil é bem maior do que de profissionais, por isso que, ao manter-se alerta, é fácil descobrir se seu computador foi infectado. Segundo Fábio, as contas de email, MSN, Skype ou qualquer serviço que tenha lista de contatos são os primeiros a serem invadidos. Isso porque o criminoso precisa disseminar uma mensagem com links falsos para todos os contatos do usuário e aumentar sua base de vítimas. O ideal é checar a caixa de saída do email para verificar se seu computador não está enviando spam sem seu conhecimento.

Outro ponto que merece atenção é a navegação, especialmente em sites de buscas, como o Google. “É comum os criminosos direcionarem a busca das vítimas para páginas de anúncios que gerem cliques para eles. Isso é chamado de ‘Click Fraude'”, explica. Portanto, se a navegação está se tornando mais lenta e os sites entram em páginas que não tenham a ver com a busca, provavelmente, essa máquina está infectada.

Ainda é necessário prestar atenção se seu computador não está sendo usado para ataques em grande escala. Os chamados Botnets têm se tornando uma das principais ferramentas para crimes cibernéticos, já que eles criam uma rede de máquinas infectadas para trabalhar de forma conjunta. Segundo o blog da ESET, existem alguns sinais que podem indicar que o computador foi infectado por um malware do tipo bot e se transformou em um zumbi – termo usado para estes casos. Entre eles está a conexão muito lenta sem nenhum motivo aparente, demora no desligamento da máquina, pop-ups de anúncios que aparecem mesmo quando o internauta não está navegando na internet ou o mal funcionamento do cooler, que se mantém em alta velocidade mesmo quando o computador está ocioso. Também é importante estar atento no funcionamento dos aplicativos, que podem ter um queda no desempenho, assim como checar se o computador não tem desligado corretamente e se não está sendo possível baixar atualizações de antivírus, visitar sites dos desenvolvedores ou fazer download de novas versões do próprio sistema operacional.

Mesmo para quem sabe como se proteger, vale a pena relembrar algumas dicas: O mais importante é manter o antivírus sempre atualizado, mesmo em computadores Mac que, segundo Fábio, estão cada vez mais em voga. Além disso, é preciso atualizar softwares como Java e Flash e sempre usar a versão mais nova dos navegadores. A novidade é que, agora, até mesmo smartphones e tablets, especialmente baseados em Android, também são alvos de ataques. Dessa forma, se o usuário tiver muitos dados confidenciais nos seus dispositivos móveis, vale a pena instalar um antivírus no aparelho. No mercado já existem versões de antivírus para Blackberry, Android, Symbian, Windows Phone e iOS.

Fonte: Olhar Digital 

8 Responses to Como Saber se o seu Computador está Contaminado

  1. sergio disse:

    Excelente informação, vou ficar mais atento

  2. Douglas disse:

    Post muito legal e informativo, Victor. Não deixo de visitar seu blog diariamente e de divulgá-lo junto aos meus amigos. Pena termos que ficar sabendo que a cada dia surgem cada vez mais ameaças, parecendo estarem numa proporção acima das soluções de segurança. Um ótimo domingo, Victor… Já temos a agenda de testes desta semana? Abraços!

    • Victor Hugo disse:

      Douglas,
      Hoje em dia todo o cuidado parece ainda ser pouco diante tantas e tão diversas ameaças que andam dispersas pela rede. Uma boa solução de segurança é um item de primeira necessidade para qualquer um que busca acessar a Internet nem que seja apenas para realização de pesquisas no Google, Bing ou Yahoo.
      Esta semana agora será dedicada a testes com o Avira Antivir Personal v10 SP2.
      Muito obrigado por divulgar o meu blog junto aos seus amigos e colegas! Fico muito grato pela sua colaboração!

      Um ótimo Domingo e começo de semana! Abraços!

  3. Paulo Maviega disse:

    Muito bom!!!

  4. Hélio disse:

    E outro agravante no Brasil é a pirataria, pois muitos gostam daqueles cracks pra ativar um software e principalmente antivirus onde há “cracks milagrosos” como um que promete Norton Internet Security por 88 anos. Isso é um perigo e eu não confio muito em antivirus gratuitos, uso Avast e estou prestes a comprar o BitDefender Internet Securiry. Já em dispositivos móveis também já acho necessário, pois a Google as vezes não é capaz de manter o Android Market livre de ameaças e é bom ter uma camada de proteção adicional por isso uso o BitDefender Mobile Security no Android também.

    • Victor Hugo disse:

      Hélio,
      De fato como você muito bem salientou no seu comentário é completamente inadequado e eu diria perigoso o uso de cracks para liberar o uso de antivírus e quaisquer outros softwares pagos.
      Além de ser algo ilegal, é também um grande risco para o usuário que faz uso destes programas de ter a sua máquina contaminada e também comprometida e até mesmo como parte de uma botnet.
      O uso de softwares de segurança para dispositivos portáteis como smartphones já é uma necessidade, especialmente para aqueles usuários que navegam pela Internet com os seus celulares fazendo downloads e streamings de áudio e vídeo.

      Muito obrigado pelo seu comentário em relação ao post deste Domingo!

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 472 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: