TrustPort Internet Security 2012 – Teste

O TrustPort Internet Security 2012 oferece uma proteção completa para o computador e os seus dados contra softwares maliciosos e ameaças presentes na rede. O programa vasculha pela presença de vírus e spyware em todos os pontos de acesso do computador e bloqueia tentativas de acesso indevido feitas por crackers ao computador. Garante não apenas a verificação em tempo real dos arquivos que são executados, mas também escaneia os arquivos que chegam por e-mail ou download.

» Proteção do Sistema de Arquivos
A verificação em tempo real varre continuamente, os arquivos que são inicializados impedindo assim a ação de códigos maliciosos. O programa executa  escaneamentos completos do disco rígido em intervalos programados.
Por meio de dois mecanismos de Antivírus, AVG e BitDefender, o programa garante aos seus usuários uma das melhores capacidades de detecção de ameaças do mercado.

» Proteção de Internet
As páginas da Internet são a fonte mais comum hoje em dia para infecções por vírus e arquivos de malware. O programa escaneia arquivos enquanto o seu download ainda está sendo realizado através da Internet. Ele possibilita a identificação automática de transmissões via streaming de áudio e vídeo não necessariamente passíveis de escaneamento. Típicos sites de phishing são identificados e bloqueados.

» Proteção de E-mail
O Trustport verifica o correio eletrônico em busca de arquivos de malware e mensagens de spam. Possibilita uma completa integração com o Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird, Outlook Express, Windows Mail, e o programa The Bat. É possível também a realização do escaneamento de de mensagens de qualquer computador cliente selecionado.

» Firewall Pessoal
Todas as conexões entre o computador e o mundo exterior são monitoradas. O firewall irá reconhecer automaticamente a maioria dos aplicativos legítimos e permitir-lhes comunicação com a internet. Aplicativos desconhecidos ou suspeitos são bloqueados ou em alguns casos, será perguntado ao usuário se ele deseja permitir sua execução ou simplesmente bloqueá-los. O programa ainda permite uma ampla gama de configurações de seu firewall que pode ser perfeitamente adaptado às necessidades do usuário.

» Controle dos Pais
O aplicativo distingue várias categorias de conteúdo  da Internet que são indesejados para crianças, como por exemplo, sites pornográficos ou de jogos de azar. É possível bloquear tais sites, a fim de proteger as crianças do acesso a conteúdos inadequados.
Os usuários podem criar perfis específicos em relação ao bloqueio de categorias previamente selecionadas.

» Antivírus Portátil
Uma característica especial, oferecida por este aplicativo, é a criação de um antivírus portátil para uso em um pen drive. Os dados, armazenados no pen drive, estão sempre protegidos, e ao mesmo tempo, o usuário tem a oportunidade de se utilizar deste mecanismo USB para escaneamento de outros computadores.

—————————————————————————————————————————————————————————–

Consumo médio de memória RAM:  140 – 150  MB (em stand-by 5 minutos)

Consumo médio de recursos do processador: Médio

Impacto geral sobre o sistema:  Médio

Sistema:  Windows XP/Vista/7

Site do fabricante:  TrustPort

Condição: Software pago

Prós
• Atualização rápida da sua base de dados
• Muitas opções de configuração
• Utiliza dois mecanismos de antivírus
• Escaneamento rápido

Contras
• Elevado consumo de memória RAM
• Ausência de módulo comportamental: HIPS ou detector de comportamento
• Provoca sensível atraso na inicialização do computador
• Não oferece versão em Português

Nota: ♦ ♦ ♦  (Bom)

Neste teste, o TrustPort Internet Security Suite 2012 é colocado frente a vários links contendo arquivos nocivos. Assista ao vídeo e conheça os resultados e  a performance deste software frente às ameaças a que  foi exposto:

25 Responses to TrustPort Internet Security 2012 – Teste

  1. Rafael Marques disse:

    Oi Victor boa noite.

    Consegui duas licenças do Trustport por uma dica de um blog que sigo todos os dias, a mesma promoção que o amigo postou ai em cima…

    Pois bem, sei que antivírus é uma questão muito pessoal, e vai do uso do usuário, mas queria te pedir uma opinião. Possuo a licença do Avira Premium Security Suite 6 meses, estou usando ele, está funcionando legal, mas o seu firewall não é bem intuitivo, diferente do Comodo que excelente nessa parte. Mas a dúvida seria essa, na sua opinião… Deveria eu, continuar com o Avira, reinstalando-o, mas sem o módulo de firewall, e no lugar usar o firewall do Comodo ou tentar usar o Trustport que talvez se sairia melhor que esse kit avira premium+comodo firewall?

    Ah, o meu note é um Core i3, 2Gb ddr3, rodando windows 7 home premium, acho que isso ajuda na resposta. Nas outras tarefas que faço no pc não exijo muito dele, músicas, msn, pesquisas… As vezes que me arrisco entrando em blogs e baixando filmes e músicas…

    Ah, e não posso deixar de parabeniza-lo por seu blog que é excelente, sem acompanho, e tiro muitas dúvidas aqui, continue com esse grande trabalho.

    • Victor Hugo disse:

      Rafael,
      Na minha opinião o Comodo Firewall é o melhor software na sua categoria, e neste caso uma combinação deste com o Avira Premium Security Suite (sem firewall) ofereceria ótimos resultados no seu computador.
      O TrustPort também seria uma boa opção e poderia rodar no seu computador sem problemas, mas findo o prazo da licença gratuita você teria de adquirir o produto.

      Muito obrigado pelo seu comentário e participação!

    • Goytá disse:

      Rafael, além do que o Victor falou, os testes da Matousec, que apesar de algumas críticas ainda são a grande referência em matéria de firewalls (ninguém mais faz testes tão completos e minuciosos quanto eles), mostram que a maioria das suítes de segurança tem um desempenho péssimo neste quesito, mesmo quando o antivírus é de primeira linha. Veja em http://www.matousec.com/projects/proactive-security-challenge/results.php .

      Observe que a suíte do Avira só passou em 3% dos últimos testes deles, um verdadeiro vexame! Mas está em boa (ou má) companhia: também tiveram notas baixíssimas as suítes da TrustPort (a lanterninha, por sinal), McAfee, Panda, G Data, Trend Micro, ESET (NOD32), Avast… todos nomes para lá de respeitáveis e produtores de antivírus de primeira linha. Como você pode ver, as únicas suítes de produtores tradicionais de antivírus que têm um firewall também de primeira linha são Kaspersky e BitDefender.

      Já o Comodo está sempre no topo, sempre conseguindo os 100% e geralmente o único. Relutei durante algum tempo em usá-lo, porque algum tempo atrás a Comodo ficou com a reputação muito arranhada com dois episódios: o dos certificados digitais fajutos emitidos por ela mesma que supostamente o firewall deixava passar sem questionar, e o da intimidação à Softpedia. Mas acabei me rendendo às evidências – só mesmo o Comodo é inexpugnável. E ainda é grátis! Hoje não o troco por nada, e prefiro usar um antivírus simples associado a ele (que tem um ótimo HIPS e tudo mais que possa faltar no antivírus).

      Segundo a Matousec, você deve dispensar esse firewall do Avira rapidinho e nem em sonho pensar em botar o da TrustPort, apesar de os respectivos antivírus estarem entre os melhores do mercado (pelo menos em taxa de detecção – achei o Avira chatinho e com alarmes falsos demais, e o TrustPort é muito lento).

  2. Goytá disse:

    Victor, estou testando alguns antivírus numa VM do Windows 7, porque todos eles têm fases melhores e piores ao longo dos anos e é bom dar uma reavaliada de vez em quando. Não tenho amostras para testar a detecção (ainda bem!), então tenho que me fiar pelos resultados dos testes alheios e olhar mais outros aspectos, como recursos e desempenho. Agora, é claro que o fato de eu estar rodando o antivírus numa VM interfere, mas eu achei o TrustPort 2012 ABSURDAMENTE lento! Gastou mais de 8 horas para varrer meu host. E não fui o único a ter essa experiência: já vi um vídeo de teste em que a maioria dos antivírus varreu uma pasta grande na faixa de 2 a 5 minutos, o G DATA (que também tem dois mecanismos) fez em 7 minutos, e o TrustPort gastou mais de uma hora! Aqui, em determinados momentos deu para ver arquivo por arquivo que estava sendo varrido.

    Outra coisa: antes de iniciar a varredura, configurei o TrustPort para não varrer uma pasta minha que contém mensagens armazenadas ao longo de anos por um programa de videoconferência, num formato proprietário e impossível de conter vírus. Essa pasta tem mais de 16.000 arquivos e 12 GB, por isto varrê-la é muito demorado e totalmente inútil. O TrustPort ignorou a configuração e varreu a pasta inteira.

    Agora, ele tem HIPS, sim. E olhe que testei a versão Antivirus simples. Chama-se “Application Inspector”. Porém, as opções resumem-se apenas a ativar ou desativar esse recurso, sem maiores detalhes.

    RAM para mim não é problema – tenho 8 GB (por causa das VMs que às vezes uso), além de um Phenom II X6 1090T que aguenta qualquer tranco. Só não tenho SSD, mas meu HD é SATA III de 7200 rpm e mantido sempre desfragmentado com o PerfectDisk. Portanto, tenho uma máquina no mínimo mais veloz do que a média. Mesmo assim, o TrustPort é lento. Além disto, a divisão das versões do produto é péssima. Acho que proteção de navegação e de e-mail são absolutamente básicas e não podem faltar nem nas versões mais simples de cada produto. Até Avast Free (por sinal, também tcheco) tem isso, então acho um absurdo que o TrustPort Antivirus, custando 55 reais a licença anual, não tenha, e que se tenha que gastar 70 para ter isso na suíte completa, cujos demais recursos não vou usar, ou 100 na versão Total Protection, que basicamente tem a mais o que o TrueCrypt e o CCleaner já fazem de graça.

    Testei a versão mais simples porque firewall, HIPS e outras coisas não me interessam; para isso, prefiro usar separadamente o Comodo Firewall, o Online Armor ou o Agnitum Outpost, já que a maioria das suítes de segurança dá o maior vexame nesse quesito: mesmo quando o antivírus é de primeira linha, o firewall é uma peneira (acho que a única exceção é a Kaspersky Internet Security, que tem um bom firewall).

    No momento estou usando a combinação Avast Free + Comodo Firewall, mas estou disposto a pagar por um bom software de proteção se eu sentir que vale a pena (como paguei pelo Kaspersky Mobile para meu fone Android, apesar de ter um monte de bugs). O Avira e o NOD32 eu já descartei porque deram alarmes falsos que não tive como desfazer – eles não dão a opção de ignorar o alerta, então ficava aquele jogo de empurra de tirar da quarentena e eles colocarem de novo. O NOD32 chegou a achar virus num arquivo morto em formato RAR de quase 10 anos de idade que só continha arquivos de texto simples (TXT)… Até pensei em botar o Avira Free numa VM só para fazer varreduras com um segundo software sem interferir no principal, mas além dos alarmes falsos, a versão grátis não varre drives de “rede” (que é como a VM enxerga o host, pelo menos no VMware). Desisti do Kaspersky anos atrás porque o impacto no desempenho era grande, perceptível e inaceitável (eu tinha um PC mais simples e lento então), além de muitos bugs.

    Vou testar agora o G DATA, mas acho que vou acabar ficando com o que já tenho, mesmo…

    • Victor Hugo disse:

      Goytá,
      Muito obrigado pelo seu comentário a respeito do TrustPort e demais considerações suas a respeito dele e de outros softwares de seu conhecimento!

      Grato pela sua participação!

  3. danilo disse:

    Boa tarde,

    Victor, tenho o avast internet security, o TrustPort Total, o Avira internet security. O trustPort (Total) acabei de pegar a promo.
    Qual destes vc escolheria ou recomenda?

    até mais

    Danilo

    • Victor Hugo disse:

      Danilo,
      Em termos de segurança, o TrustPort Total Security é superior ao Avira e Avast Internet Security, pois conta com dois mecanismos de antivírus, o AVG e o BitDefender.
      O que você deve ter em mente é que o TrustPort, por contar com dois mecanismos de detecção – irá consumir mais recursos do seu computador.
      Aí dependendo da configuração de hardware da sua máquina, poderá valer ou não a pena utilizá-lo.

      Muito obrigado pela sua participação!

  4. Marcelo Miranda disse:

    Bom dia Victor e amigos,

    A Trustport está com um joguinho de criptograma em seu site, que se decifrado (calma, eu tenho a resposta, continue lendo), o usuário ganhará um ano de licença do Trustport Total Protection 2012 (inclusive o USB antivírus).

    Basta seguir os passos simples abaixo para jogar o jogo e ganhar o seu TrustPort Total Protection 2012 código de ativação válido para 1 ano.

    1. Visite http://www.trustport.com/game/index.html

    2. Clique em PLAY NOW ON OUR WEB

    3. Digite o seu apelido e um endereço de email válido (a licença chave será enviado para lá), em seguida, clique no botão LOGIN

    4. Clique no botão que diz “CLICK TO DECRYPT” para o SAT # 01.

    5. Você vai precisar para descriptografar a mensagem oculta clicando sobre cada símbolo alienígena e substituindo-o por uma letra correspondente abaixo.

    Pois bem, a frase enigmática é a seguinte:

    we must infect all trustport products which secure computers from viruses and other malicious software!

    6. Assim que terminar de resolver o criptograma, uma janela pop-up Parabéns aparecerá mostrando-lhe os seus pontos. Clique no botão OK.

    7. Por fim, clique no botão UNLOCKED e o site enviará a licença TrustPort Total Protection 2012 código de ativação válido para 1 ano. Verifique a sua caixa de Lixo / SPAM se não está na sua caixa de entrada. O filtro de spam do Hotmail marcado a mensagem como lixo.

    Abraços.

    • Victor Hugo disse:

      Marcelo,
      A possibilidade de ganhar de 1 ano de licença grátis do TrustPort Total Protection 2012 é um ótimo presente!

      Muito obrigado por compartilhar com todos os usuários do Seu micro seguro desta excelente promoção!

      Um ótimo final de semana pra você!

  5. Rafael disse:

    Boa Noite
    Podemos observar que o TrustPort, tem até um bom banco de dados de virus, alem de que e o avg e o bitdefender. Bom se formos notar o problema dele e quase o mesmo do AVG. Agora unica coisa que não e so referente a problemas de falso positivo, porque o AVG em cima anda dando muitos problemas, com travamentos e falsos positivos.

    Queria deixar em nota, que o antivirus do Avast para versao do windows 64bit, anda dando errado, vem contendo varios bugs.

    Abraço e obrigado pelo teste.

    • Victor Hugo disse:

      Rafael,
      Muito obrigado pelo seu comentário e considerações a respeito do TrustPort e do Avast para Windows 64 bits.

      Uma ótima sexta-feira!

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 474 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: