Fraudes Bancárias apresentam aumento

Valor é 36% maior que o do mesmo período de 2010; popularização dos serviços e descuido de usuários estariam entre as razões do aumento

As perdas com fraudes bancárias no primeiro semestre de 2011 atingiram 685 milhões de reais, o que representou um aumento de 36% em relação ao mesmo período de 2010, informou a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) nesta sexta-feira (19/8).

No primeiro semestre do ano passado, essas perdas foram estimadas em 504 milhões de reais.

Em comunicado, o diretor técnico da Febraban, Wilson Gutierrez, afirmou que o aumento deve-se ao “uso crescente dos meios eletrônicos como forma de pagamento, à falta de uma legislação que iniba o avanço da ação dos criminosos com punições efetivas e ao descuido de alguns usuários”.

Gutierrez afirma que não há registro de invasão ou fraude eletrônica a partir dos sistemas internos do banco, e que a fraude quase sempre ocorre externamente, como a captura das informações da tarja magnética dos cartões durante as compras.

Entre as fraudes mais comuns está a captura de dados de cartões de crédito nas operações de compras pela internet. “Por meio da exploração da curiosidade ou da ingenuidade dos usuários da internet, os criminosos conseguem instalar programas clandestinos nos seus computadores”, destaca a entidade. Além disso, os usuários não adotam medidas de segurança em seus PCs, como software antivírus atualizados e sistemas operacionais legítimos.

Agradeço aos amigos e colaboradores deste site Vanderlei e Jefferson pelas  referências enviadas desta notícia!

Fontes:  IDG Now , Olhar Digital , Info

8 Responses to Fraudes Bancárias apresentam aumento

  1. Rafael disse:

    Boa Noite
    Bom eu penso assim, que hoje em grande parte dos usuarios, sabe usar a internet, porem, não sabem sobre segurança. Que ve um metodo simples e que acho de grande ajuda, o teclado virtual, que tem no windows mesmo.

    Abraço

  2. Vinicius disse:

    A questão da segurança fica baseada mesma no usuário , esse sim , deveria ter o mínimo de bom senso , fazer 1 curso básico de informática . São esses usuários desatentos , que acabam colocando em risco sua segurança no PC , achando que isso é brincadeira , e na verdade não é .

    Hoje é fundamental , ler , se informar , pesquisar sobre tudo . As pessoas so tomam conhecimento ou so cuidam da segurança , quando realmente tem seus dados roubados por esses crackers , que estão sempre a solta por ai . Ja falei algumas vezs sobre isso e ja passou dos limites também e as autoridades , precisam prender essas pessoas , das quais roubam informações e principalmente , causam danos a terceiros .

    A Internet é 1 serviço maravilhoso , e poderíamos perfeitamente desfrutarmos dessa ótima ferramenta , sem nos preocuparmos com vírus , crackers e etc , até quando esse mundo virtual , estará desprotegido ?

    Eu nunca poderia imaginar que o mundo real a grosso modo , as vezes parece mais seguro que o virtual , parece incrível , mas estamos chegando a esse ponto .

    Eu como cidadão e tantos outros , queremos mesmo , uma Internet mais segura para todos e que realmente ninguém , tenha prejuízos com dados roubados e etc .

    Cada um fazendo a sua parte , tenho a certeza , que índice hoje alto , pode perfeitamente ser baixo amanhã .

    • Victor Hugo disse:

      Vinicius,
      Ivanilson,
      Como já comentei hoje, o grande descuido da grande maioria das pessoas infelizmente é o que determina esta elevação do número de fraudes bancárias.
      Se de fato as pessoas se informassem mais sobre o uso do computador e da Internet certamente teríamos muito menos problemas desta natureza.

      Muito obrigado pelo seu comentário e participação!

  3. Alexandre Leoncio disse:

    por isso que eu raramente compro pela internet, pois além desses problemas todo.
    ainda tem a demora da chegada do produto ou serviço em nossas residências, eu prefiro mil vezes comprar direto na loja do que comprar pela internet.

  4. Paulo Maviega disse:

    Grande porcentagem é “vacilo” do usuário.
    Obrigado por mais este POST
    Abraços!

    • Victor Hugo disse:

      Paulo,
      O grande descuido da grande maioria das pessoas infelizmente é o que determina esta elevação do número de fraudes bancárias.

      Muito obrigado pelo seu comentário em relação ao post desta quarta-feira!

      Abraços!

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 492 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: