Android: 3 meses e 472% a mais de vírus para este sistema

Relatório compara número de pragas com o trimestre anterior.
Segundo a Juniper, 90% dos celulares contém vulnerabilidades.

A empresa de tecnologia de redes e segurança Juniper Networks afirma ter registrado um aumento de 472% no número de vírus para Android desde julho de 2011. Com isso, o Android torna-se a plataforma de smartphones mais atacada por pragas digitais.

A Juniper atribui o aumento à facilidade com que um criador de vírus pode distribuir um programa malicioso. “Parece que tudo que você precisa é uma conta que de desenvolvedor, que pode ser anônima, mais US$ 25, e você já pode postar seus aplicativos”, afirmou a empresa no relatório.

Diferentemente da Apple, o Google não exige que os softwares no Android sejam verificados e tenham uma assinatura digital.

Os vírus também estariam ficando mais sofisticados. Muitos deles conseguem obter o acesso total (chamado de “root”) no celular após a infecção. O acesso privilegiado permite que o aplicativo instale outros componentes e se mantenha no telefone. Isso só é possível devido a vulnerabilidades na plataforma Android, que não tem recebido atualizações de segurança por parte de todos os fabricantes.

A Juniper observou que a maior parte dos vírus para Android – 55% – são espiões criados para roubar dados dos aparelhos, como contatos, localização. Outro ataque muito comum é o trojan de SMS, que compõe 44% dos ataques. Essas pragas enviam automaticamente torpedos SMS para números “premium”, aumentando a conta do celular e permitindo que os criminosos ganhem dinheiro.

Comparação com o iPhone
Até hoje nenhuma empresa afirmou ter encontrado um vírus para iPhones que não dependesse do desbloqueio “jailbreak” – que permite executar qualquer aplicativo, mesmo os que não foram autorizados pela Apple.

Na semana passada o pesquisador de segurança Charlie Miller conseguiu passar pelo processo de verificação da Apple, mostrando a possibilidade teórica de inclusão de vírus na plataforma. Miller foi banido do programa de desenvolvedores da empresa.

Agradeço ao Vanderlei, nosso amigo e colaborador deste site, pelo envio da referência desta notícia.

Fonte: G1

6 Responses to Android: 3 meses e 4726 a mais de vírus para este sistema

  1. Vitor Rocha disse:

    Olá Victor , há algum jeito de proteger com algum software de segurança o meu smartphone que acabei de comprar ? Ele vem com sistema Android 2.2

    • Victor Hugo disse:

      Vitor Rocha,
      O post deste Domingo aqui no blog aborda justamente o tema do uso de antivírus em celulares que tem o sistema Android embarcado.
      Convido você a ler esta matéria que acredito irá lhe ajudar a encontrar uma solução de segurança adequada ao seu smartphone.

      Um ótimo começo de semana!

  2. Guilherme Augusto disse:

    Essa noticia serve para termos a certeza que ainda não existe sistema operacional livre de malwares, os que são anti-windows estão cada vez mais perdendo argumentos, obrigado!

    • Victor Hugo disse:

      Guilherme,
      O Windows é o sistema mais alvo de ataques porque tem uma base de usuários gigantesca, e especialmente por esta razão, é o que eu penso.

      Muito obrigado pelo seu comentário e participação!

  3. hoje nenhum sistema operacional está protegido dos crackers e quem disser ao contrário estará mentindo.

    • Victor Hugo disse:

      Alexandre,
      Você tem toda a razão!
      Muito obrigado pelo seu comentário relacionado ao post desta última Quinta-feira.

      Um excelente dia!

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 516 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: