Vipre Internet Security 2012 – Duplo Teste

O Vipre Internet Security 2012 é uma suíte de segurança que oferece antivírus, antispyware e firewall em um único produto muito bem integrado.
Segundo seu fabricante, esta suite de segurança utiliza tecnologia moderna e alta performance que não diminuem a velocidade do computador, com baixo consumo de recursos da máquina e que protege o usuário das ameaças da rede.
O moderno mecanismo do Vipre possibilita a detecção de todos os tipos de malware em um único, eficiente e poderoso software.
O Vipre, de propriedade da GFI, é exclusivo e não foi desenvolvido sobre bases antigas de outros mecanismos de antivírus.
O resultado é uma solução de segurança limpa, rápida e eficiente que defende o computador de ataques de sofisticados arquivos de malware sem o consumo exagerado de recursos de outras suites de segurança.
O Vipre Internet Security 2012 irá garantir a proteção contra vírus, adware, spyware, trojans, rootkits, keyloggers e ataques de phishing.

———————————————————————————————————

Consumo médio de memória RAM:  20 – 25 MB (em stand-by 5 minutos)

Consumo médio de recursos do processador: Baixo

Impacto geral sobre o sistema:  Baixo

Sistema:  Windows XP/Vista/7

Site do fabricante:  GFI

Condição: Software pago

Prós
• Arquivo de instalação pequeno
• Mínimo impacto percebido sobre a performance do computador
• Excelente filtro de Internet
• Muito efetivo no bloqueio de malware

Contras
• Módulo comportamental (IDS e HIPS) desabilitado por padrão
• IDS e HIPS, quando habilitados, emitem alertas pop up confusos

Taxa de detecção no teste de escaneamento:  ♦ ♦ ♦  (Bom) ( 60,70%)

Segurança:  ♦ ♦ ♦ (Bom)

Performance:  ♦ ♦ ♦ ♦ (Muito Bom)

Na primeira parte do teste, o Vipre Internet Security 2012 é colocado frente a vários links nocivos.

Na segunda parte, uma pasta repleta de arquivos de malware é escaneada pelo software e vários arquivos são executados de forma aleatória para testar a sua capacidade de proteção.

Assista ao vídeo e conheça os resultados e  a performance deste software frente às ameaças a que ele foi exposto:

14 Responses to Vipre Internet Security 2012 – Duplo Teste

  1. Bruno disse:

    Aquele mesmo caso de muitos softwares. Faltam dispositivos ainda, mas o Vipre não se saiu bem na minha opinião. Se você for colocar ele em comparação ao KIS, acredito que ele perca feio. O Vipre está mais para um programa free do que pra um pago. Pelo que vi, me corrija se eu estiver errado, o Vipre consumia mais memória antes. Isto melhorou nele, mas pelo que vi no seu testes ele tá somente no nível de programas free. Pra ser pago, a equipe vai ter que melhorar adicionando ferramentas. Se fizer isso, ai sim, ele será mais pagável.

    Se bem que, se voce for um usuário light pode usá-lo, na minha opiniao, tranquilamente. Se você só acessa sites confiaveis e tem precauções, não só com ele, mas acho dificil você ser infectado com qualquer outro software. Claro: quando mais precaução, menor o risco e menor a necessidade de um programa severo contra malwares. Agora, se o usuário acessa banco ou sites de procedencia duvidosa, e precisa disto, então, não o recomendaria.

    Bom fim de semana Victor.

    • Victor Hugo disse:

      Bruno,
      Na minha opinião o Vipre Internet Security tem como principais pontos positivos a excelência da sua base de dados de assinaturas de detecção e o seu filtro de Internet.
      O que mais deixa a desejar é o seu módulo de comportamento que traz suas principais ferramentas desabilitadas de fábrica e mesmo quando habilitadas apresentam mensagens um tanto confusas pelo que pude constatar.

      Muito obrigado pelo seu comentário, considerações e pela assistência do vídeo!

  2. Val disse:

    Victor parabens pelo teste, eu uso o kasperky em um dos meus computadores e o Vipre em outro, e em um netbook, adquiri um licença para 3 pcs numa promoção que a GFI fez com 75% de desconto.
    Estou gostando do programa,mas claro que precisa ainda melhorar.
    Pelo que sei os desenvolvedores não deixam o módulo comportamental habilitado por acharem que seu uso é para usuarios avançados.

    • Victor Hugo disse:

      Val,
      Muito obrigado pelo seu comentário e considerações em relação a este duplo teste que realizei com o Vipre Internet Securiry 2012!

  3. Wellington disse:

    Olá Victor!
    Na parte final do teste o que me pareceu é que ele nao achou nada. Fiquei surpreso por o Malwarebytes e Hitman pro nao acharem nada tambem depois que alguns programas fizeram uma tremenda bagunça no IE. Será que esses programas nao eram maliciosos? Somente o Emsisoft achou os traços, mas nao todos, pois o problema continuou no navegador como voce mostrou no final.
    Acho que o resultado seria diferente de o Hips e IDS estivessem abilitados por padrao. Esse é um erro que a GFI deve corrigir nas proximas versoes. Segundo o suporte da GFI, o Malwarebytes é totalmente incompativel com o Vipre, mas parece que nao teve conflito na maquina virtual.
    Vi tambem que voce demorou 41 e 37 minutos para o escaneamento total, certamente porque a sua maquina virtual nao tem muitos arquivos. No meu vista demorou mais de 3 horas para escanear 110 gigas. Eu nunca tinha visto um programa demorar tanto.
    Apesar dos pesares, gosto muito do Vipre. Nao pesou no meu sistema, e faz escaneamento automatico de midia externa.
    Estou atualmente com o Norton, mas estou guardando a licença do Vipre no caso de adquirir uma segunda maquina.
    Parabens pelo video Victor. Conheci o Vipre atraves do seu blog, e vejo que ele é muito superior a muitas marcas famosas.
    Abs.

    • Victor Hugo disse:

      Wellington,
      Ao que parece o módulo comportamental não se restringe apenas às ferramentas que não vem habilitadas de fábrica.
      Isto pode explicar um pouco o fato de que ao final do teste a máquina virtual não estivesse assim tão contaminada como os resultados do Malwarebytes e Hitman Pro demonstraram.
      Mesmo assim também acho que o Vipre tenha de vir com seu módulo de comportamento todo habilitado por padrão.
      Para poder usar o Malwarebytes no teste eu tive de inicialmente desinstalá-lo da máquina virtual e posteriormente instalá-lo no momento do escaneamento.

      Muito obrigado pelo seu comentário e pela assistência do vídeo!

  4. Marcos disse:

    Boa Tarde Victor,

    Gostei do desempenho do Vipre pois o mesmo no teste anterior deixou passar um Rootkit mas dessa vez não deixou já é um grande progresso, o que me impressiona mesmo com o IDS e o HIPS desabilitados na configuração padrão ainda a empresa proprietária do Vipre insiste neste erro clássico, espero que seja lançado o quanto antes essa simples correção para a configuração padrão

    Obrigado por mais um teste Victor.

    • Victor Hugo disse:

      Marcos,
      Também acho que as ferramentas que compõe o módulo comportamental do Vipre Internet Security 2012 deveriam vir habilitadas de fábrica.

      Muito obrigado pelo seu comentário e considerações em relação a este duplo teste que realizei.

  5. Vinicius disse:

    O Vipre Internet Security 2012 teve um bom desempenho , mas precisa ativar o HIPS , pois o mesmo fica desabilitado por padrão .

    Colocando uma Sandbox no mesmo , concerteza daria uma maior proteção ao programa .

    • Victor Hugo disse:

      Vinícius,
      Eu diria também que além de trazer ativado por padrão o seu módulo comportamental, o Vipre também precisa melhorar a qualidade dos alertas de seus IDS e IPS que fazem parte deste mesmo módulo.
      Para quem já lidou com este software sabe que as mensagens são na maioria das vezes confusas e inconclusivas.
      Uma sandbox como você sugeriu também seria muito bem vinda!

      Muito obrigado pelo seu comentário e pela assistência do vídeo!

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 493 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: