Kaspersky Internet Security 2012 – Duplo Teste

A maior e mais evidente mudança que se percebe nesta nova versão do Kaspersky Internet Security 2012 é a sua interface totalmente renovada em que a empresa realizou vários avanços. Os menus são limpos e de acesso facilitado.

Além da interface renovada, o software agora dispõe de um novo e otimizado mecanismo de detecção de Rootkit, que conta com uma interface de integração nas nuvens através do Kaspersky Security Network que faz a classificação de programas e também a análise de comportamento em busca de ameaças. O Kaspersky Security Network também garante a segurança de áreas críticas do computador, melhorando a performance do escaneamento.

O tamanho do arquivo de instalação tem aproximadamente 137 MB e a instalação do software foi feita de forma relativamente simples. Ao final da instalação foi necessário reinicializar o sistema. Após a instalação do KIS 2012 percebi um atraso de cerca de 30 a 40 segundos na inicialização do Windows.

O Kaspersky Internet Security 2012 oferece três opções de escaneamento: Total, de Áreas Críticas e Customizado. O escaneamento é realizado com uma velocidade elevada em pelo fato do software ter sido otimizado para uso de processadores multicore. Isto gerou uma velocidade de escaneamento médio de 8 a 16 MB por segundo quando a maioria dos antivírus obtém um resultado de 5 a 6 MB por segundo.

O KIS 2012 oferece uma série de recursos. O controle de atividade de aplicativos é semelhante ao Norton Insight, pois classifica os programas como confiáveis ou não, mostrando o seu grau de popularidade. Esta suite de segurança traz também como novidade o Digital Identify Protection que realiza o controle e armazenamento seguro de senhas armazenadas nos navegadores e outros programas, como o Skyper, por exemplo.

Há também uma barra de ferramentas de segurança instalada para o IE, Firefox e Chrome e também um acesso facilitado ao teclado virtual e proteção contra phishing. As regras do firewall são classificadas automaticamente como confiáveis ou não e de elevada ou baixa restriução. Também permite a criação de regras personalizadas.

Existem literalmente centenas de opções de personalização do Kaspersky Internet Security 2012. Há também um modo de economia da bateria (para notebooks e netbooks) que desativa varredutras programadas, modo de jogos, auto-defesa para impedir que arquivos do antivírus sejam alterados, proteção de programas de bate-papo como msn e bloqueio de ataque de rede.

O uso de recursos do sistema é um pouco acima da média para suites de segurança. Em modo stand-by (5 minutos), o programa utiliza cerca de 70 a  75 MB de memória RAM. Durante o escaneamento este valor pode chegar a 170 MB e um uso de 20% a 50% da CPU. Esses números são superiores à média da maioria dos antivírus gratuitos, mas dada a velocidade de varredura e a quantidade de recursos oferecidos, é aceitável.
——————————————————————————————————————————————————————————————————————
Consumo médio de memória RAM:   70 – 75 MB (em stand-by 5 minutos)

Consumo médio de recursos do processador:  Médio

Impacto geral sobre o sistema:  Médio

Sistema:  Windows XP/Vista/7

Site do fabricante:  Kaspersky

Condição: Software pago

Prós
• Muito boa capacacidade de bloqueio de malware
• Ótima proteção contra phishing e filtro de Internet
• Oferece Sandbox para testar programas e navegação protegida
• Oferece modo de seguro de acesso a sites de Internet Banking e compras com cartão
• Velocidade rápida de escaneamento

Contras
• Muito lento na inicialização do computador
• Atualização lenta da base de dados
• Deixa o computador muito lento em certos momentos
• Modo confuso de eliminação de ameaças previamente detectadas

Taxa de detecção no teste de escaneamento:  ♦ ♦ ♦ (Bom) (71,40 %)

Segurança:  ♦ ♦ ♦ ♦ ♦  (Excelente)

Performance:  ♦ ♦ ♦  (Bom)

Na primeira parte do teste, o Kaspersky Internet Security 2012 é colocado frente a vários links nocivos.

Na segunda parte, uma pasta repleta de arquivos de malware é escaneada pelo software e vários arquivos são executados de forma aleatória para testar a sua capacidade de proteção.

Assista ao vídeo e conheça os resultados e  a performance desta suíte de segurança programa frente às ameaças a que  foi exposto:

74 Responses to Kaspersky Internet Security 2012 – Duplo Teste

  1. Brancatti disse:

    Oi Victor, tudo bem!
    Como sempre venho até você recorrer aos seus conselhos.
    Estou usando o Kaspersky Internet Security 2013 e gostaria de saber se devo instalar também o Malwarebytes Anti-Malware PRO como segurança adicional?
    Ou se o próprio KIS 2013 já é uma suíte completa e dispensado qualquer complemento?
    Muito obrigado meu amigo!
    Um feliz Natal, e um próspero ano novo pra você e pra sua família!
    Abç.

    • Victor Hugo disse:

      Brancatti,
      Não vejo necessidade no seu caso do uso do Malwarebytes Pro.
      Você poderia, por exemplo, fazer uso do Malwarebytes Free para escaneamentos semanais do seu sistema protegido pelo KIS 2013.

      Muito obrigado pela sua participação!

  2. Luis disse:

    Olá Victor,
    Kaspersky Internet Security 2013,Bitdefender Internet Security 2013 ou GDATA Internet Security 2013?
    Qual voce me indicaria?
    Grande abraço e veja se volta logo a fazer os testes…Fazem muita falta.
    Luis

    • Victor Hugo disse:

      Luís,
      À princípio você estará muito bem servido em termos de proteção com quaisquer uma destas suites relacionadas por você, pois todas elas são excelentes.
      A escolha vai depender muito da configuração do hardware, do usuário e de seu perfil de uso do computador.
      A opção é algo muito pessoal.
      Continuo muito ocupado com meu trabalho e meus projetos e sem tempo para me dedicar a novos testes no momento.

      Obrigado pela sua participação!

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 472 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: