Comodo Internet Security v5.9 – Duplo Teste

O Comodo Internet Security é uma suíte de segurança que conta com vários módulos de proteção:

» Antivírus: com atualização automática da sua base de dados que ocorre várias vezes ao dia
» Cloud Antivírus: baseado na inteligência coletiva da comunidade de usuários do Comodo
» Firewall : um dos mais consagrados do mercado
» Defense+ : é o módulo comportamental do CIS e atua de forma semelhante a um HIPS (Host Intrusion Prevention System)
» Sandbox ativo: virtualiza processos e arquivos classificados como desconhecidos que estejam fora da sua lista branca

Principais características da nova versão:

» Novo: Integração da tecnologia TrustConnect – que detecta conexões sem fio inseguras. (antes disponível apenas na versão Pro)

» Novo: Smart Scan – introdução de um dos mais rápidos escaneamentos rápidos do mercado baseado na tecnologia Comodo Autorun Analyzer

» Melhorado: Exclusão de malware – anteriormente não era possível ao CIS excluir alguns arquivos mesmo após a reinicialização do computador

» Melhorado: Mudanças no Menu – Preferências para seções do configuração do firewall mais relevantes

» Melhorado: Comodo Dragon é incluído durante a instalação do CIS (opcional)

» Corrigido: Comodo Antivírus retardava em demasia o carregamento de certos aplicativos, como o Nero, por exemplo

—————————————————————————————————————————————————————-

Consumo médio de memória RAM: 10 – 15 MB (em stand-by 5 minutos)

Consumo médio de recursos do processador: Baixo

Impacto geral sobre o sistema: Baixo

Sistema: Windows XP/Vista/7

Site do Fabricante: Comodo

Condição: Software grátis

Prós
• Novo modo de escaneamento rápido
• Tecnologia TrustConnect para conexões seguras
• Muitas ferramentas de detecção que atuam de forma sincronizada
• Conta com um dos melhores firewalls do mercado
• Faz uso também da proteção baseada na tecnologia das nuvens
• Produto em constante evolução e com um arquitetura inovadora
• Baixo consumo de memória RAM e de recursos do computador

Contras
• Ainda um programa difícil para o usuário básico do computador
• Limpeza da sua sandbox tem de ser feita manualmente
• Arquivos excluídos da quarentena permanecem na pasta de restauração do Windows

Taxa de detecção no teste de escaneamento:   ♦ ♦ ♦ ♦ ♦  (Excelente) (93,59%)

Segurança:  ♦ ♦ ♦ ♦ ♦  (Excelente)

Performance:  ♦ ♦ ♦ ♦ ♦  (Excelente)

Na primeira parte do teste, o Comodo Internet Security v5.9 é colocado frente a vários links nocivos.

Na segunda parte, ele tem de escanear uma pasta repleta de arquivos de malware e resistir ao ataque de vários objetos desta mesma pasta escolhidos de forma aleatória.

Assista ao vídeo e conheça os resultados e a performance desta suite de segurança frente às ameaças a que foi exposto:

324 Responses to Comodo Internet Security v5.9 – Duplo Teste

  1. José Pinheiro disse:

    Caro amigo Victor Hugo,

    Muito obrigado pela sempre rápida resposta e pela atenção constante em responder às perguntas no seu blog, que considero EXCELENTE. Estou sempre aprendendo com vocês. Sempre leio os posts do blog. É pena que não possa elogiar SEMPRE o esforço de todos, você e colaboradores. A vida é muito corrida. Mas quero que saibam que o que vocês publicam é simples e prático, com muita OBJETIVIDADE. Parabéns a todos!

    Grato.

    • Victor Hugo disse:

      José Pinheiro,
      Agradeço a você meu caro pelas suas palavras e por prestigiar o Seu micro seguro com a sua participação!

    • José Pinheiro disse:

      Caro amigo Victor Hugo,

      Eu instalei o CIS 6.0 no meu notebbok. O programa é, realmente, muito bom, tem baixo consumo de recursos, porém o deixou muito lento (o estranho é quetodos os meus drivers estão todos atualizados). O notebook travou 2 vezes, não consegui desligar, pelo que tive que remover a bateria e ligá-lo novamente. Constatei que, durante a instalação, o instalador teve o cuidado de desativar o Windows Defender, portanto não poderia haver conflito. O que você acha que aconteceu e o que deve ser feito?. Por favor, dê-me sugestões.

      Quanto ao Ashampoo Antimalware, me parece que os 2 motores que ele usa AGORA são o Emsisoft (anti malware/spyware) e Ikarus (antivirus), Ele ainda consome bastante recurso do computador, porém não deixa o meu PC e nem tampouco o notebook lentos. Segundo o excelente suporte da Ashampoo ele foi redesenhado para trabalhar de modo inteligente, otimizando o uso da memória e da CPU. Eu já o possuo há cerca de um ano e meio e os meus computador/notebook estão sempre bem protegidos. Sempre que uso o scanner de outras renomadas empresas (inclusive aquelas ditas de ponta, segundo a AV comparatives, VB 100, ICSA Labs, etc), eles nada detectam. O conceito do referido programa é alto no Softpedia, CNET, baixaki, softonic, etc.
      É como eu falei, o CIS e AAMW progrediram bastante!

      Grato.

    • Victor Hugo disse:

      José Pinheiro,
      Fica muito difícil à distancia poder identificar o que pode estar causando toda esta lentidão no seu Notebook como você nos relata. O casamento hardware e software nem sempre acontece da forma como esperamos. Aliás, o grande sucesso das máquinas da Apple se deve em grande parte ao fato de que a empresa controla o hardware + sistema operacional e grande parte de aplicativos que têm de passar pelo crivo da sua certificação.
      Sei de usuários nossos que conseguiram instalar e fazer rodar sem problemas o CIS em computadores com apenas 128 MB de memória RAM e processador antigo, o que para os dias atuais e ínfimo.

      Obrigado pela sua participação amigo!

    • José Pinheiro disse:

      Caro amigo Victor Hugo,

      Agradeço,mais uma vez, pela atenção. É uma pena o ocorrido com o CIS 6.0 para o meu notebook. É verdade o que você disse. Pelos comentários postados no Baixaski e em outros sites, o CIS roda excelente em máquinas bem inferiores ao meu notebook. Também, veja o caso do AAMW, que consome muitos recursos, é verdade, mas é bem ágil no meu notebook, enquanto que às vezes trava outros, bem mais potentes que o meu. A propósito, se der para tesar AAMW novamente, seria uma boa altenativa. Você pode ficar surpreso, assim como eu fiquei, quando testei o CIS 5.12 e 6.0. São ótimos softwares.

      Grato.

    • Victor Hugo disse:

      José Pinheiro,
      Muito obrigado pelas suas palavras e pela sua sugestão!

      Obrigado por participar do Seu micro seguro!

  2. José Pinheiro disse:

    Caro amigo Victor Hugo,

    Já comecei os testes com o CIS 6.0. É incrível o poder de detecção de malwares e pishings. Muito rápida a análise, baixo consumo de memória. No meu computador, de configuração média, o Kiosk não trava e funciona bem suavemente. Contudo, gostaria de testá-lo por mais tempo, para que possa ter uma ideia mais ampla, haja vista que a configuração do computador e o comportamento dos usuários, como enfatizado por vocês, através dos muito posts enviado a nós, usuários e acompanhantes do blog, influencia bastante na análise da eficácia.
    Não entendo como outros softwares de segurança estão à frente desta suíte e do Ashampoo Antimalware, de ampla proteção e excelente relação benefício/custo!

    • Victor Hugo disse:

      José Pinheiro,
      Na minha opinião o grande diferencial do CIS em relação a outras soluções de segurança é a sua inovadora e única arquitetura de software.

      Obrigado pela sua participação!

  3. José Pinheiro disse:

    Caro amigo Victor Hugo,

    Gostaria que você me explicasse melhor a função sandobox do CIS. Eu li o tutorial, mas não compreendi bem. Por exemplo, a configuração padrão sugerida é que os arquivos desconhecidos sejam considerados como parcialmente limitados. Deste modo, pelo que endendi, se eu baixar um arquivo que não ´é reconhecido pelo CIS ele será executado e analisado dentro da sandbox e ficará lá. Perguntas: se não for detectado malwares ou outras ameaças, o programa é completamente instalado no computador ou rodará simplesmente de modo limitado, até eu movê-lo para arquivos confiáveis? Quando se detecta um arquivo como suspeito, pede-se que o mesmo seja enviado à COMODO para análise. Se o programa é FREE, os técnicos do GeekBuddy darão retorno do resultado, após a análise? Os programas que ficam isolados na sandbox são reanalisados durante as várias atualizações, podendo depois serem liberados como seguros?

    Grato.

    • Victor Hugo disse:

      José Pinheiro,
      Um programa não reconhecido pelo CIS irá parar na sua Sandbox e no modo padrão será executado como parcialmente limitado. Isto significa que o software não irá conseguir atingir áreas cruciais do sistema operacional não provocando assim (se for um malware) nenhum dano real.
      Em se tratando de um software legítimo que ainda não faça parte da chamada Whitelist do Comodo, a instalação não se dará de forma completa e adequada devido às limitações inerentes ao modo parcialmente limitado da Sandbox.
      Neste caso o melhor a fazer é cadastrar-se como usuário do fórum da Comodo e acessar esta área específica onde se pode solicitar a inclusão do programa na base de dados da empresa: http://safe.mn/7xEl
      Já fiz isto várias vezes e em poucas horas algum moderador do fórum responde informando que o pedido foi processado.
      O fórum da Comodo é um dos mais ativos e rápidos de todas as empresas de segurança digital que eu conheço.
      Antes de acontecer a inclusão do software na Whitelist da Comodo você simplesmente pode no momento da instalação informar ao CIS de que o mesmo é confiável sem a necessidade de colocá-lo na Sandbox.

      Em se tratando de arquivos de suspeitos, você tem duas opções de envio à Comodo para análise:

      http://v.comodo.com/

      http://www.comodo.com/home/internet-security/submit.php

      O suporte técnico do GeekBuddy é restrito apenas a usuários das versões pagas da Comodo.

      Obrigado pela sua participação e um ótimo final de semana!

    • José Pinheiro disse:

      Caro amigo Victor Hugo,

      Obrigado mais uma vez pela rápida resposta.

      Uma outra dúvida: não seria melhor eu usar os browsers virtuais e fazer o download de um determinado programa/software? Neste caso, se o arquivo for suspeito, não danificará o computador. Entretanto, a pergunta que eu faço é: no caso de a operação ser virtual, o antivírus da comodo, mesmo assim, detectará a ameaça se o arquivo estiver contaminado?

      Se eu realizar o download pelo procedimento usuall, utilizando os navegadores em modo normal, e der a ordem para não colocar o parograma/software na sandbox, é bem provável que o Comodo antivírus o detecte, não é mesmo? Uma das configurações-padrão da Comodo é a de confiar em instaladores confiáveis, entretanto, lembro-me do post do”Seu Micro Seguro” (ótimo, por sinal!!; parabéns a vocês) relatando o caso de contaminação do software Combofix por um malware de alto risco, por ocasião da instalação do mesmo.

      Embora muitos ainda sejam reticentes quanto à capacidade de detecção do Comodo antivírus, tenho acompanhado e estudado o seu notável progresso. Nesta versão 6.0, por exemplo, ele parece ter melhorado sobremaneira a taxa de detecção em relação à versão 5.12. Acompanhei o teste da versão 5.9 que você fez (duplo teste), bem como em outros sites. Espero que você me passe informações dos testes com esta nova versão 6.0, no caso resultados de testes feitos por vocês ou outras instituições que trabalham com segurança na área de informática.

      Obrigado.

    • Victor Hugo disse:

      José Pinheiro,
      Sim, você pode perfeitamente fazer uso do modo de virtualização oferecido pelo CIS ou do recurso do Comodo Kiosk para instalar um software desconhecido que você tenha interesse, mas ainda não muita certeza em relação a sua segurança. O CIS – mesmo no ambiente virtualizado – irá detectar a presença de contaminação em um arquivo ou programa que esteja sendo executado. Tomando como exemplo o caso recente do Combofix. Caso a assinatura de detecção do malware associado a este programa já fizesse parte da base de dados do CIS, quando o mesmo fosse executado o Comodo o identificaria como uma ameaça enviando um alerta para o seu usuário.
      Já assisti a muitos testes independentes feitos com o CIS 6.0 e ao que parece houve uma sensível melhora na qualidade e quantidade das suas assinaturas de detecção, o que é excelente.
      A PCMag Norte-americana recentemente publicou os resultados de sua avaliação do Comodo Internet Security 6.0. O CIS obteve nota equivalente a 4 estrelas de um total de 5 e ficou na frente de outras soluções de segurança pagas avaliadas pela mesma publicação. Segue o link com o review (em Inglês): http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2414905,00.asp

      Obrigado pela sua participação!

    • José Pinheiro disse:

      Caro amigo Victor Hugo,

      Muito obrigado mais uma vez, pela rápida prontidão em responder. Estou sempre aprendendo com vocês. Já tinha entrado no site da PCMag e havia notado somente a classificação (pelas estrelas). Os resultados dos testes eu agora encontrei ao clicar nas “melhores suítes de 2012″, no mesmo link que você me enviou e que eu já havia analisado. Se o resultado foi muito bom, melhor que outras suítes bem mais populares no Brasil, imagine agora com a versão 6.0.
      Uma pergunta: você já testou Ashampoo Antimalware?. Trata-se de um ótimo programa. Quando puder,teste-o e confira!. Diante de tantos ataques dos hackers, é sempre bom termos várias opções.

      Obrigado.

    • Victor Hugo disse:

      José Pinheiro,
      A publicação norte-americana PCMag também avaliou o Comodo Internet Security Complete 6.0 e lhe conferiu um total de 5 estrelas!
      Ao mesmo tempo foi incluído no seleto grupo das melhores suítes do mercado segundo a revista. Isto é um fato inédito em se tratando da PCMag.
      Respondendo a sua pergunta, sim eu já realizei um teste com o AShampoo Anti-Malware. Já faz mais de 2 anos que isto aconteceu e lembro que na época os resultados foram muito ruins, e por este motivo este software nunca fez parte das minhas recomendações. Este é o link do teste que realizei:

      Mas de lá para cá muita coisa aconteceu e não posso descartar que tenha havido uma sensível melhora da sua capacidade de detecção. O seu comentário é de grande valia e irei pesquisar mais a respeito da versão mais recente deste software.

      Muito obrigado pela sua participação e um ótimo final de semana!

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 465 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: