GData Internet Security 2012 – Duplo Teste

Grande parte das melhorias oferecidas por esta nova versão do GData Internet Security 2012 incluem atualizações dos mecanismos de detecção, aumento da proteção contra aquelas ameaças mais recentes da Internet através da melhoria do detector de comportamento, melhoria da usabilidade do software, melhoria do fitro de Internet e melhoria do monitor de performance. O GData agora também conta com um serviço de proteção baseado na tecnologia das nuvens

O GData utiliza dois diferentes mecanismos de antivírus, o mecanismo A ou principal, representado pelo BitDefender e o mecanismo B ou secundário, representado pelo Avast.
A tela inicial do GData Internet Security apresenta um grande número de informações organizadas de tal forma que facilitam muito a leitura e o acesso a elas por parte do usuário.
Diferentemente de grande parte dos antivírus gratuitos, existem muitas opções de configurações que podem ser acessadas, o que no entanto é apenas recomendável para usuários avançados.
O módulo de antivírus oferece várias opções de varredura: escaneamento completo do computador, verificação de memória e inicialização, verificação de mídia removível e também a opção de escaneamento por rootkits.
Um dos aspectos que destaca o GData frente aos seus concorrentes é a sua rapidez de escaneamento. A velocidade de varredura se realiza a uma velocidade de 6 a 7 MB por segundo (bem à frente de todos que eu já testei até hoje). O processo de escaneamento também pode ser pausado a qualquer momento, especialmente naqueles momentos de uso mais intenso do processador. O uso da CPU variou de 12 a 50%. Também observei um aumento no tempo de boot do computador, que pode variar de 1 a 2 minutos.

O Firewall do GData Internet Security é muito amigável. No modo padrão todo o controle da rede é feito de forma automática não exigindo a interferência do usuário.
No entanto, a opção de segurança máxima envolve a verificação das regras do firewall. Podem ser criadas regras personalizadas através do acesso a configurações avançadas. Seria importante, no entanto, que existisse também um ícone de ajuda para auxiliar nesta tarefa.
Além disso, a suite também oferece um sistema de antispam muito abrangente (lista negra e lista branca), proteção da Web (verifica o tráfego http e proteção contra phishing), detecção de rede wireless sem segurança e um cd de boot atualizado.

Eu também acho que seria bom se o GData oferecesse sistemas padrões de uso como Bitdefender oferece (a capacidade de alternar entre os modos de especialistas e iniciantes).
Em suma, se você está à procura de segurança extremamente abrangente, O GData não irá decepcioná-lo.

——————————————————————————————————————————————————————————————–

Consumo médio de memória RAM: 40 – 45 MB (em stand-by 5 minutos)

Consumo médio de recursos do processador: Médio

Impacto geral sobre o sistema: Médio

Sistema: Windows XP/Vista/7

Site do fabricante: http://www.gdatasoftware.com/

Condição: Software pago

Pros
• Muito boa capacacidade de bloqueio de malware
• Ótima proteção contra phishing
• Boa ação do firewall contra exploits
• Rapidez no tempo de escaneamento completo

Contras
• Difícil de ser instalado em sistemas já infectados, pois não limpa adequadamente
• Módulo de controle dos pais fraco na proteção
• Filtro de spam atrasa download de mensagens de e-mail
• Sensível atraso tanto na inicialização como no desligamento da máquina
• Ausência de um módulo HIPS

Taxa de detecção no teste de escaneamento:  ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ (Excelente) (93,55%)

Segurança:  ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ (Excelente)

Performance:  ♦ ♦ ♦  (Bom)

Na primeira parte do teste, o GData Internet Security 2012 é colocado frente a vários links nocivos.

Na segunda parte, ele tem de escanear uma pasta repleta de arquivos de malware e resistir ao ataque de vários objetos desta mesma pasta escolhidos de forma aleatória.

Assista ao vídeo e conheça os resultados e a performance desta suíte de segurança frente às ameaças a que foi exposto:

28 Responses to GData Internet Security 2012 – Duplo Teste

  1. Rodrigo disse:

    Victor Hugo quando clico pra atualizar a base de dados do Gdata ele pede um código de ativação,mas não sei onde ta esse código?se eu escanear meu computador com o Hitman pro da no mesmo como se fosse o Gdata por fazer parte do programa?e falando no hitman pro tem algum jeito de ativar ele grátis?to muito interessado em escanear meu notbook com o Gdata já que percebi no video que a taxa de Detecção de ameaças dele é excelente.Victor Hugo você tem facebook?pois não tenho Twiiter.

    • Victor Hugo disse:

      Rodrigo,
      O GData é um software pago que oferece 30 dias iniciais para avaliação. Você já deve ter superado este período e por este motivo o produto passou a lhe exigir a licença de registro.
      O Hitman Pro também é totalmente funcional nos primeiros 30 dias, e depois só é possível fazer uso dele para remoção de malware mediante o seu registro através da compra de sua licença.
      Mas você poderá escanear o seu Notebook a qualquer momento com o Hitman Pro sem problema algum e a sua base de dados de detecção é tão boa ou até melhor do que aquela do GData. A função escaneamento é grátis.
      Não possuo Facebook.
      Obrigado pela sua participação!

  2. guimaraescml2012 disse:

    a titulo de curiosidade: GDATA ANTIVIRUS:
    BRA_R_ESD_2012_AV: 221mb
    GBR_R_FUL_2012_AV: 350mb
    INT_R_FUL_2013_AV: 555mb.

    • Victor Hugo disse:

      Guimarães,
      Como você muito bem observou os arquivos de instalação do GData são muito grandes, mesmo para uma suite de segurança.
      Aliás, estão entre os maiores do mercado na sua categoria.

      Muito obrigado pela sua participação e um bom dia!

  3. Rafael disse:

    Saiu o G Data 2013 !!!

  4. Everton Carvalho disse:

    Victor, este é primeiro comentário aqui, porém já acompanho seus testes há uns 4 meses. Há um tempo venho pensando na oportunidade de testar o Gdata, mas como você mesmo verificou este antivirus nao tem um modulo HIPS. Aí me ocorreu a ideia de usar o GData Antivirus junto com o Comodo Firewall. O Gdata com umas das melhores bases de dados e o firewall do comodo que para mim é o melhor do mercado. Quero saber se é uma boa combinação ou ela geraria algum tipo de problema?
    Obrigado pelos posts que voê faz, pois tem me sido muito útil para proteger o meu pc.

    • Victor Hugo disse:

      Everton,
      À principio não teria nenhum tipo de problema ou incompatibilidade associado ao uso combinado do GData Antivirus com o Comodo Firewall. É uma combinação poderosa e que certamente irá proporcionar um excelente nível de proteção para o computador. O único senão é o impacto sobre a performance da sua máquina, mas isto é algo que irá de depender muito das configurações de hardware do seu equipamento.

      Muito obrigado por acompanhar o meu trabalho e agora pelo seu comentário!

      Um ótimo Domingo!

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 516 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: