Para fraudadores, enviar e-mails absurdos é estratégia

Quem usa bastante os e-mails já deve ter se deparado com isto na sua caixa de entrada (ou, com mais sorte, na pasta dedicada ao spam): um sujeito da Nigéria, normalmente muito rico, oferecendo uma grande soma de dinheiro caso você colabore em algum esquema obscuro.

Normalmente, a maioria das pessoas acha isso absurdo e simplesmente ignora essas mensagens. Mas por que elas continuam chegando? Porque, pasme, isso dá certo, uma vez que os golpistas têm uma tática sob medida para escolher seus alvos a dedo.

Cormac Herley, pesquisador da Microsoft Research, publicou um estudo sobre o assunto e explica que os golpistas não querem mesmo parecer verídicos. O caráter sem-noção das mensagens serve justamente para fazer com que apenas as pessoas mais ingênuas respondam e, então, comecem a colaborar com seus planos.

Nesse tipo de golpe, também conhecido como “Scam 419”, o golpista envia um e-mail com promessa de dinheiro e aguarda uma resposta. Caso a vítima entre em contato, passa a fazer parte de um esquema e acaba ludibriada a enviar várias quantias em dinheiro periodicamente, sempre com a promessa de receber muito mais. Em 2010, por exemplo, um nigeriano foi condenado a 12 anos de prisão após faturar nada menos que US$1,3 milhão com o golpe, segundo o Computerworld.

Na pesquisa, intitulada “Por que scammers nigerianos dizem que são da Nigéria?”, Herley diz que “a estratégia mais lucrativa requer distinguir usuários viáveis dos não viáveis”. Como simplesmente enviar e-mails é fácil e barato e, portanto, existe uma infinidade de usuários que podem receber as mensagens, é preciso “enviar um e-mail capaz de afugentar quase todo mundo, menos os mais ingênuos”.

O custo de enviar um e-mail pode ser próximo do zero, “mas esvaziar contas bancárias requer recrutar e gerenciar uma série de laranjas”, explica Herley. “Cada pessoa que responde a um e-mail de Scam 419 requer uma grande dose de interação.” Por isso, enviar mensagens absurdas e mais do que manjadas por aí é praticamente uma garantia de que uma resposta recebida vai significar muitos e muitos dólares na conta do criminoso.

Agradeço ao Davi e Vanderlei, amigos e colaboradores do Seu micro seguro, pela referência a esta notícia.

Fonte: Adrenaline

Os comentários estão desativados.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 499 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: