Invasão do Yahoo! revela descaso de usuários com suas senhas

Análise mostra que muitos ainda utilizam como código palavras óbvias como “password” ou sequências numéricas como 123456

Usando um programa de computador escrito por ele mesmo, o repórter do site especializado CNET Declan McCullagh analisou as mais de 450 mil senhas do Yahoo! vazadas nesta madrugada em um site cracker.

A partir dos dados, levantou detaques bem interessantes sobre a preguiça dos usuários em definir senhas complexas – o que facilita bastante a vida de invasores.

Veja as principais descobertas:

  • A senha mais comum, por incrível que pareça, é “123456″, que aparece 2 295 vezes. Há centenas de outras variações, com a adição de letras ou pondo os números ao contrário.

  • A complexa senha “111111″ é usada 160 vezes, assim como a igualmente difícil “000000″

  • A palavra “password” foi usada como código “secreto” 780 vezes. Associada a algum número, aparece outras 233 vezes.

  • Curiosidade: “superman” foi usado 106 vezes, quase o dobro de “batman” e o triplo de “spiderman”.

→Dica do Seu micro seguro:

Você pode criar uma senha super segura acessando o site deste serviço gratuito da PC Tools.

Agradeço ao Davi amigo e colaborador do Seu micro seguro pela referência a esta notícia.

Fonte: IDG Now!

4 Responses to Invasão do Yahoo! revela descaso de usuários com suas senhas

  1. Anonymo disse:

    Boa Noite.

    Cada um com sua senha…mesmo a senha sendo fácil e com poucas palavras, não precisam ficar mostrando e informando quantas pessoas usam!. As senhas são de SUA escolha, se eu sem querer descubro a senha de um usuário eu não vou sacania-lo! a senha pode ser 1, se o usuário escolheu 1 SERÁ 1.
    <>
    A também um porém, mesmo a senha sendo SUPER DIFÍCIL, o cracker apenas vai usar o modo copiar e colar! eles usam um programa que mostra a senha! a senha fácil vai apenas facilitar a entrada do “espião” em sua conta, a senha difícil acontecerá a mesma COISA, só que tem diferenças: o “espião” precisara usar o modo copiar e soltar! para acessar a conta. Isso mostra que a senha fácil ou difícil tem as mesma chances(pequenas diferenças) de serem acessadas por intrusos. Não é?

    • Victor Hugo disse:

      Anonymo,
      Deve-se buscar sempre senhas complexas para evitar que o cracker através do uso de engenharia social ou mesmo de softwares de decriptação consiga descobrir a senha do usuário.

      Obrigado pela participação!

  2. Bruno Santana disse:

    Oi Victor, eu tenho uma pergunta, eu tenho uma conta De E-mail no Yahoo, Mas so que ela Não tem Aquele https que significa conecsão segura, isso e normal?

    • Victor Hugo disse:

      Bruno Santana,
      Por padrão o Yahoo oferece sim a segurança do tipo https nas conexões com o seu serviço de e-mail.
      Sugiro a você verificar se a ausência do https acontece também com outros navegadores além daquele que você normalmente já faz uso.

      Obrigado pela sua participação!

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 504 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: