25% dos brasileiros não usam Internet Banking por medo da segurança

Apesar de contar com sistema sofisticado, média brasileira (27%) é mais que o dobro da mundial, de 13%

Uma pesquisa feita pela  agência de relações públicas Edelman mostrou quais são as principais preocupações do internauta brasileiro em relação a seus dados, ao realizar compras  ou utilizar serviços pela internet.

Entre os dados, chama a atenção o medo do internet banking. Apesar de contar com um dos sistemas mais desenvolvidos do mundo, mais de um quarto (27,3%) dos entrevistados afirma não acessar suas contas online. É mais do que o dobro da média mundial, de 13,4%.

No País, 60,2% dos consumidores considera a privacidade e a segurança na hora de adquirir produtos. A média global é de 38,2%, e estamos bem à frente dos Estados Unidos, segundo colocado com 41%.  Ao contrário de outros mercados, o Brasil enxerga nas companhias de segurança a principal fonte para orientações sobre segurança online e privacidade, seguidas por organizações de defesa de consumidores e amigos/família.

Em caso de quebra de privacidade do usuário, os pesquisados apontaram que a tendência seria deixar de usar produtos ou serviços da companhia ou ir para a concorrente. No setor bancário, 80,6% dos brasileiros afirmam que provavelmente ou muito provavelmente trocariam de instituição caso isto acontecesse, alinhados com a média global de 79,5%. No caso do varejo online, o brasileiro também é o mais propenso a abandonar as compras online com 80,2%, enquanto o índice global atingiu 75,1%.

Aproximadamente 35,5% dos brasileiros que usam a web estão significativamente mais preocupados hoje do que há cinco anos com segurança e privacidade de seus dados na rede. O Brasil ocupa a 3ª posição e fica acima da média global de 28,1% nesta categoria.

A pesquisa foi feita em mais seis países, sendo eles Alemanha, Coreia do Sul, China, Estados Unidos, Índia e Reino Unido, e reuniu 4.050 depoimentos com pessoas com mais de 18 anos. Para mais informações, basta acessar http://datasecurity.edelman.com.

Agradeço ao Davi, amigo e colaborador do Seu micro seguro, pela referência a esta notícia.

Fonte: IDG Now!

2 Responses to 252 dos brasileiros não usam Internet Banking por medo da segurança

  1. Claudinho disse:

    Faço compras pela internet, pagamentos diários através do internet banking há mais de um ano e nunca tive problema com vazamento de informações, seja pelo cartão ou senha do banco. Sempre antes de fazer qualquer coisa, faço um escaneamento com o antivirus que é o norton internet security. Já uso esse antivirus a mais de três anos e nunca tive problema com vírus. Fiquei conhecendo o malwarebytes e superantispyware através do seu blog e já fiz vários escaneamentos com eles e nunca encontrei nada na máquina. Victor, aproveitando quero parabeniza-lo pela sua dedicação, atenção e paciencia com nossos comentários e perguntas. Obrigado por tudo que tem feito. Um abraço a vc Victor e todos os nossos amigos que sempre passam no blog. Fiquem com Deus.

    • Victor Hugo disse:

      Claudinho,
      Que bom saber que você não tenha tido nenhum tipo de contaminação na sua máquina neste período em que vem utilizando o Norton Internet Security e que o mesmo tenha lhe garantido a devida segurança nas transações financeiras que você tem realizado.
      O Norton Internet Security é uma excelente suíte de segurança, especialmente no seu modo dinâmico – detecção de links nocivos na rede, análise de arquivos maliciosos nas nuvens, que são feitos pelo seu módulo Sonar) e também pelo seu firewall inteligente com ótimo desempenho.
      Mas como todo produto também tem lá os seus pontos negativos e o que vem deixando a desejar no Norton ultimamente é o seu banco de dados de assinaturas de detecção que vem apresentando taxas de detecção abaixo da média e que podem fazer toda a diferença na detecção de malwares, por exemplo, quando na análise de uma mídia externa (CDs, DVDs ou pen drivers) contaminados por diferentes tipos de malwares.

      Obrigado pelas suas palavras elogiosas ao Seu micro seguro e ao meu trabalho. Fico muito agradecido e feliz!

      Que Deus esteja com você e todos os seus familiares também amigo!

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 462 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: