Google Chrome agora bloqueia extensões fora da Web Store

Anteriormente, extensões podiam ser instaladas por qualquer site sem que houvesse intervenção de usuários, o que se tornou um prato cheio para crackers

O Google mudou sorrateiramente o modo como seu navegador, o Chrome, adiciona extensões, bloqueando todas as instalações automáticas, menos aquelas baixadas pela Chrome Web Store.

O motivo teria sido segurança. Anteriormente, extensões podiam ser instaladas por qualquer site sem que houvesse intervenção de usuários, o que, obviamente, se tornou um prato cheio para crackers e seus ataques maliciosos.

“Na última versão do Chrome, você deve explicitamente dizer a ele que você quer instalar tal extensão, adicionando-a na página de extensões”, diz o Google. Segundo a empresa, essa é uma maneira de forçar usuários a prestar mais atenção em softwares não-aprovados.

“Crackers podem criar sites que automaticamente acionam a instalação de extensões maliciosas, geralmente projetadas para seguir secretamente informações que você possa ter colocado na rede, possibilitando aos crackers utilizá-las para fins mal-intencionados.”

Qualquer um que tentar adicionar uma extensão fora da Web Store receberá a seguinte mensagem: “extensões, apps, e scripts apenas poderão ser adicionados pela Chrome Web Store. Veja mais.”

Ao guiar usuários à loja, o Google vai se concentrar em filtrar softwares com código suspeito adicionados lá.

Indivíduos ou empresas que hospedam extensões legítimas em seus próprios sites precisarão adicioná-las à loja ou usar uma instalação inline (onde apps parecem ser hospedados em um site, mas estão, de fato, na loja do Google).

Agradeço ao Davi, amigo e colaborador deste site, pela referência a esta notícia.

Fonte: IDG Now!

2 Responses to Google Chrome agora bloqueia extensões fora da Web Store

  1. Bruno disse:

    Como eu ja comentei antes. Que bom seria se o facebook fizesse igual a google e passasse a tomar mais conta das extensões…

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 499 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: