Encontrado malware para Windows na App Store da Apple

Apesar dos esforços da Apple em manter a sua loja de aplicativos para iOS livre de programas considerados ofensivos ou maliciosos, a verdade é que a App Store não é completamente impenetrável.
A CNet informa que foi descoberta um worm pelo usuário identificado como “deesto”, que relatou o problema em um fórum da Apple. Segundo ele, depois de fazer o download do aplicativo “Instaquotes Quotes Cards for Instagram” a partir do iTunes, o programa de antivírus ClamXav indicou que o arquivo continha o malware “Worm.VB-900”.
Este malware data de 2009 e é detectado também por vários outros programas de segurança (como identificado na foto ao alto pelo iAntivirus da Symantec).
Por outro lado, este worm não representa qualquer risco para os usuários do iOS e OS X, pois ele só funciona em ambiente Windows.
Este não é o primeiro aplicativo com malware que consegue passar pela vigilância da Apple. No dia 12 de Julho foi publicado aqui no Seu micro seguro uma notícia informando que a Kaspersky Lab havia descoberto que o app “Find & Call” era um malware desenvolvido para obter dados de seus usuários. A Apple reagiu prontamente, e deverá fazer o mesmo com esta nova ameaça.
Entretanto, é aconselhável que os usuários da App Store se mantenham longe do app “Instaquotes Quotes Cards for Instagram”.

Dica do Seu micro seguro: para os usuários do Mac eu recomendo a adoção de uma solução de segurança para os seus computadores. Hoje o mercado já conta com muitas opções, inclusive algumas delas gratuitas e que oferecem excelente proteção com baixo impacto sobre a performance do computador.

Agradeço ao Davi, amigo e colaborador do Seu micro seguro, por uma das referências a esta noticia.

Fontes: Wintech,  Exame Informática

2 Responses to Encontrado malware para Windows na App Store da Apple

  1. Sou usuário do Mackeeper – Suíte de Programas + de 16 tipos de organizadores e limpeza do mac que tem como antivírus e base de dados o AVIRA, na suíte tem a parte onde vc pode deixar marcado para verificar também vírus de Windows perfazendo assim um scaneamento mais seguro e o mesmo conta com Proteção em tempo Real e Navegação segura.
    Fiquem tranquilos que a suíte não é um malware como podem encontrar em sites fazendo campanhas contra. É sim um programa que pelos diversos recursos que tem o usuário leigo deve ser muito atento na hora da faxina de não marcar itens que podem depois serem úteis ou arquivos pessoais pois o mesmo remove por completo inclusive os binários.
    Mas gostei mais dessa suíte do que o software livre Onyx que além de ser totalmente em ingles é complicadinho pra entender o que se quer limpar.
    Já no Mackeeper é tudo em portugues e de fácil interpretaçào, basta cuidado pra não sair clicando em tudo nele pois ele limpa e muito bem seu MAC deixando rapidinho a performance e mantendo o mesmo segudo já que a base de dados do Avira é muito boa.

    • Victor Hugo disse:

      Augusto,
      Muito obrigado pelo seu comentário e excelentes esclarecimentos sobre o MacKeeper – software de manutenção, limpeza e proteção para os Macs.

      Abraço e um bom dia!

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 472 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: