A importância de contar com senhas fortes e como protegê-las

A verdade é que o usuário não pode fazer nada para proteger os seus dados se acabar sendo vítima de um ataque dirigido aos seus prestadores de serviços, mas alguns conselhos básicos podem evitar as grandes dores de cabeça resultantes da quebra de senhas.

Cada vez são mais frequentes os ataques a provedores de serviços Internet cuja finalidade é o roubo das senhas pessoais dos seus usuários. Só no passado mês de Junho foram roubados 6,46 milhões de passwords de usuários do LinkedIn, para dar um exemplo. Pouco depois, já no começo de Julho, descobriu-se o desvio de 400 mil passwords do Yahoo Voices.

Tal como afirma Dmitry Bestuzhev, Analista da Kaspersky Lab, no seu blog, “estes não são casos isolados; hoje em dia vemos muitos ataques que provocam a obtenção ilícita de dados pessoais. Outro exemplo é a filtragem de informação pessoal dos usuários de um dos conhecidos fóruns do Android e o ataque ao fórum de programadores da NVIDIA. E muitos dos ataques nem chegam a ser divulgados ao público e a comunidade de Internet acaba não tem tomando conhecimento deles.

Então, o que fazemos quando as nossas senhas estão correndo o risco de ser roubadas? É verdade que o usuário não pode fazer grande coisa para se proteger contra um ataque dirigido aos seus prestadores de serviços e evitar estas fugas, mas seguem logo abaixo alguns conselhos básicos para evitar pelo menos incomodações:

1.    Utilize uma senha diferente para cada recurso da Internet. Não reutilize a mesma password para acessar diferentes serviços. Ao fazê-lo, põe em risco todas as suas contas.
2.    Utilize passwords complexas. Isto significa que devem ter uma combinação de símbolos, letras e caracteres especiais.
3.    Para a grande maioria dos usuários é trabalhoso ter de memorizar as passwords mais complexas. Neste caso, uma boa solução seria a adoção de um utilizar um administrador de passwords ou de alguma solução de segurança que as unifique e, desta forma, só será necessário recordar de apenas uma senha.

Lembre-se, ainda, que não se pode evitar que o seu provedor de serviços sofra um ataque, mas pode-se evitar maiores problemas se você se assegurar de que não coloca em risco todas as suas contas só porque usa a mesma senha para cada uma delas.

Dica do Seu micro seguro: é altamente recomendável a adoção de um gerenciador de senhas. Existem ótimas opções no mercado como o Lastpass, Keepass, Roboform, 1Password e o Norton Identity Safe (grátis até 01/10).

Agradeço ao Davi, amigo e colaborador do Seu micro seguro, pela referência a esta notícia.

Fonte: Wintech

2 Responses to A importância de contar com senhas fortes e como protegê-las

  1. Bruno Santana disse:

    Oi Victor, isso é Verdade a maioria das pessoas pesam que tem senhas boas, por causa que elas pesam que os provedores nunca serão “atacados”, por falta de noticias em sites de maior visibilidade, essas noticias aparecem mais em sites especializados de tecnoligia, Victor das opcões de gereciadorores de senhas, qual e o mais seguro?

    • Victor Hugo disse:

      Bruno,
      Os gerenciadores de senha citados por mim ao final da matéria são todos muito seguros.
      Aquele que tem na minha opinião o melhor custo-benefício são o LastPass que é gratuito, bem como o Norton Identity Safe que também é Free para todos aqueles que se cadastrarem no serviço até outubro próximo.

      Obrigado pela sua participação e um bom dia!

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 472 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: