Malwares para smartphone atinge 13 milhões de aparelhos no mundo

Empresa de segurança afirmou que 78% dos programas maliciosos são direcionados para Android, superando a Nokia, líder de infecções em 2011

Malwares em dispositivos móveis estão crescendo rapidamente, infectando quase 13 milhões de celulares no mundo durante o primeiro semestre de 2012, um aumento de 177% em relação ao ano anterior, de acordo com a empresa de segurança chinesa NetQuin.

Em um relatório sobre a segurança de dispositivos móveis no mundo, a companhia detectou um aumento expressivo de malwares em junho, com cerca de 3,7 milhões de celulares infectados, marca história. Essa descoberta veio acompanhada de outro dado alarmante: a empresa identificou 5 582 programas maliciosos desenvolvidos para Android, plataforma móvel do Google, apenas naquele mês, outro recorde.

Durante a primeira metade do ano, a NetQin destacou que 78% dos malwares detectados eram direcionados para smartphones com Android, enquanto que o resto deles era voltado para atacar aparelhos com Symbian, sistema operacional da Nokia. Isso representa uma grande reviravolta em relação a 2011, quando 60% dos malwares eram desenvolvidos para celulares com a plataforma da Nokia.

No total, a NetQuin detectou 17.676 programas maliciosos durante o primeiro semestre desse ano, 42% a mais do que o mesmo período do ano passado. Cerca de um quarto desses malwares era oriundo da China, enquanto que 17% tinham origem russa e 16.5% eram norte-americanos. A maneira mais comum como os malwares chineses são espalhados é através de fóruns, atualizações de ROM e lojas de aplicativos terceirizadas, e geralmente utilizam o aparelho para enviar spams, que já infectaram 4.7 milhões de aparelhos no país.

A NetQin também informou que quase 3.9 milhões de celulares na China foram infectados com trojan que tem objetivo de roubar dinheiro dos usuários, fazendo com que os celulares enviem mensagens de texto para ativar serviços móveis pagos. O número de infecções se tornou tão alto que o malware poderia render aos seus criadores mais de 616 mil dólares por dia.

Agradeço ao Davi, amigo e colaborador do Seu micro seguro, pela referência a esta notícia.

Fonte: IDG Now!

Os comentários estão desativados.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 507 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: