Shamoon, o malware que pode levar à formatação do PC

Um novo grande inimigo do Windows começa a rondar o mundo virtual, e não estamos falando de uma nova versão do Mac OS ou de uma nova distribuição de Linux. O vilão da vez para o sistema da Microsoft é o trojan Shamoon, capaz não apenas de roubar dados, mas também de apagar informações do disco.

Ele pode, inclusive, deletar arquivos importantes do sistema, tornando impossível a sua inicialização — o que seria resolvido apenas com a formatação da máquina. O malware é um arquivo de apenas 900 KB que aparece de forma criptografada, como visto na imagem acima, divulgada pelo Kaspersky Lab.

O pequeno diabo
Conforme relato da companhia Seculert, especialista na área de segurança na web, o Shamoon ainda não se tornou uma praga ainda e está infectando apenas máquinas de algumas empresas específicas. Ainda de acordo com a postagem, o malware também conhecido como Disttrack infecta um PC conectado à internet e então faz o mesmo com todas as demais máquinas ligadas a ele pela rede.

A Symantec, dona do antivírus Norton e a Kaspersky, foram as primeiras empresas a atualizar as suas defesas para combater a nova ameaça. As gigantes do ramo dos antivírus ainda trabalham para descobrir quem está por trás do Shamoon.

Importante salientar que este malware, de acordo com especialistas, também pode formatar o MBR (Master Boot Record) na tentativa de tornar a máquina inutilizável.

Agradeço ao Davi, amigo e colaborador do Seu micro seguro, pela referência a esta notícia.

Fonte: Tecmundo

6 Responses to Shamoon, o malware que pode levar à formatação do PC

  1. Flávio disse:

    Pelo visto, quase sempre é a Kapsersky Lab que demonstra mais rapidez no descobrimento dessas novas pragas, como também mostra grande eficiencia e rapidez no desenvolvimento de vacinas. Tõ com o Kaspersky e não abro

    • Victor Hugo disse:

      Flávio,
      De fato a Kaspersky é uma das empresas mais atuantes no âmbito da segurança do computador e realiza um trabalho digno de nota e elogios.

      Obrigado pelo seu comentário e participação.

  2. paulomaviega disse:

    Se for um malware especifico, fica na base de dados.
    Se for polimorfo é um problema a mais, e um grande problema.
    Este é o típico vírus cracker.
    Obrigado por esta noticia amigo.
    Abrçs Paulo Maviega

    • Victor Hugo disse:

      Paulo Maviega,
      Muito obrigado amigo pelo seu comentário e excelentes esclarecimentos a cerca deste poderoso malware denominada “Shamoon” que foi destaque desta notícia aqui no blog!

      Sua presença é e sempre será muito bem vinda aqui no Seu micro seguro!

      Abraços e um ótimo dia pra você!

  3. domingosbr disse:

    victor

    se os softwares de segurança não acompanhar a complexidade dos novos virus vai chegar um dia que vai ser dificil utilizar o sistema windows e tambem deveria haver leis nacionais e internacionais para combater este tipo de maldade na internet
    sempre acompanho seu blog e quando for possivel deixo meu comentario
    abraços

    • Victor Hugo disse:

      Domingos,
      À medida em que os malwares avançam em seu poder destrutivo, as empresas que desenvolvedoras de softwares de segurança criam soluções mais avançadas para fazer frente a estas novas ameaças. Assim tem sido desde quando surgiu o primeiro vírus para computador.
      O Windows atualmente é muito mais seguro do que foi a alguns anos atrás, mas mesmo assim ainda temos um número imenso de malwares na rede e de páginas que representam um grande risco para os usuários. Vale aquela recomendação de sempre, ou seja, contar com uma boa solução de segurança instalada no PC e boas doses de bom senso e prudência.

      Seus comentários e participação são muito bem vindos! Obrigado pela sua presença aqui no Seu micro seguro!

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 462 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: