Surge 1º malware exclusivo para Mac e Linux

Muitos falam que a principal vantagem do Linux e do OS X é que eles não são infectados por vírus. Mas, de tempo em tempo, surge algum malware que, além de Windows, afeta também esses sistemas. Desta vez, porém, foi descoberto um que afeta apenas computadores rodando OS X e Linux.

Conhecido como Wirenet-1, o malware se comunica com um servidor externo e atua como keylogger, além de capturar informações confidenciais armazenadas por alguns aplicativos. Após capturá-las, ele as envia para um servidor nos Países Baixos, de acordo com o The Register.

O software malicioso foi interceptado pela firma Russa Dr.Web, que o declarou como o primeiro cavalo de Troia forjado especificamente para atacar o OS X e o Linux. Ainda não foi encontrada, porém, a forma como o malware se espalha.

Agradeço ao Davi, amigo e colaborador do Seu micro seguro, pela referência a esta notícia.

Fonte: MacMagazine

9 Responses to Surge 1º malware exclusivo para Mac e Linux

  1. Mr. Silva disse:

    Olá Vitor.
    Tem algum comparativo já de antivírus para mac? Agradecido e continue com o excelente trabalho informativo.

    • Victor Hugo disse:

      Mr. Silva,
      Já pesquisei muito na rede em busca de testes comparativos de antivirus para os Macs, mas infelizmente até o momento não existem avaliações disponíveis.

      Muito obrigado pelo seu interesse e participação!

  2. João disse:

    Boa Noite! Vitor vc poderia disponibilizar um espaço no seu site para o Linux que ainda é um mistério para muitos usuários, com passo a passo de alguns procedimentos… instalação de programas, tira dúvidas, inclusive com teste de antivírus neste SO que não é fácil de manusear, mas é bem seguro, leve e estável. É só uma sugestão! Sucesso e parabéns pelo seu trabalho!

    • Victor Hugo disse:

      João,
      O Seu micro seguro busca ser um site dedicado à segurança do computador, mas sem estar atrelado a nenhum sistema operacional.
      Recentemente postei uma notícia referente a um malware criado especificamente para o sistema dos Macs e para o Linux inclusive.
      Mas como a enorme maioria das ameaças são direcionadas para o sistema Windows e os seus usuários, este tem sido o foco principal das matérias deste blog.

      Sua sugestão está registrada e agradeço muito pelo seu interesse e participação!

  3. Letícia disse:

    Eu sabia que existia alguma ameaça que afetasse o Linux ou MAC, hoje em dia não há nenhum SO 100% seguro, os usuários da Apple e do Linux também devem se proteger de ameças de softwares maliciosos e garantir a segurança de seu computador.

    • Victor Hugo disse:

      Letícia,
      Certamente existe um número muito inferior de ameaças para os usuários da Apple e do Linux do que para aqueles do Windows como já comentei, mas isto de forma alguma pode garantir que os usuários do Mac OSX ou do Linux não possam vir a ter suas máquinas contaminadas por algum malware. A prudência recomenda que todos os usuários de computador – qualquer que seja o sistema – façam uso de uma boa solução de segurança em suas máquinas.

      Muito obrigado pelo seu comentário e participação aqui no Seu micro seguro!

  4. Alexandre disse:

    eu sabia que existia ameaças para windows, linux e mac e quando comentei isso numa comunidade no orkut… eu fui humilhado e expulso por causa disso!!!
    hoje em dia não existe sistema 100% seguro, todos precisamos instalar programas de segurança como antivírus se quisermos ter segurança em nossos computadores no futuro.

    • Victor Hugo disse:

      Alexandre,
      Certamente existe um número muito inferior de ameaças para os usuários da Apple e do Linux do que para aqueles do Windows, mas isto de forma alguma pode garantir que os usuários do Mac OSX ou do Linux não possam vir a ter suas máquinas contaminadas por algum malware. A prudência recomenda que todos os usuários de computador – qualquer que seja o sistema – façam uso de uma boa solução de segurança em suas máquinas embora ainda haja muita resistência a isto por parte de alguns.

      Muito obrigado pelo seu comentário e participação aqui no Seu micro seguro! Você é muito bem vindo!

  5. Mackeeper nele !!! Base de dados do AVIRA e a nova versão escaneamento bem rápido… Uso e Aprovo.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 505 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: