Vulnerabilidade facilita a descoberta de senhas do Windows

Se você usa o Windows 7 ou o Windows 8 e utiliza uma senha para proteger sua conta de usuário no sistema operacional, esta notícia pode ser um pouco preocupante.

De acordo com informações do site ArsTechnica, estas versões do Windows armazenam as dicas de senha de forma que um invasor não encontra praticamente nenhuma dificuldade para descobri-las, facilitando assim a descoberta da própria senha.

O Windows armazena as dicas de senha no Registro do sistema operacional em um formato “embaralhado” que pode ser convertido para outro mais direto e fácil de ser lido.

A vulnerabilidade foi descoberta por um pesquisador da SpiderLabs chamado Jonathan Claudius, que publicou um pequeno script no site Metasploit.

O script analisa as informações e extrai as dicas de senha:

Depois de obter a dica de senha usando o script, um hacker pode adivinhar mais facilmente a senha usada pelo usuário.

Agradeço ao Lucas Cunha, amigo e colaborador do Seu micro seguro, pela referência a esta notícia.

Fonte: Baboo

2 Responses to Vulnerabilidade facilita a descoberta de senhas do Windows

  1. Alexandre disse:

    o problema não são os hackers descobrirem as senhas dos computadores (logins do sistema operacional ou seja aquelas senhas que usamos quando ligamos os computadores), mais sim senhas de contas-correntes, redes sociais, e-mails e etc.
    então o recomendado é evitar de sair clicando em tudo que vê pela frente e manter sistema operacional, drivers, plugins, programas como antivírus e etc tudo atualizado.
    também recomendamos evitar de sair adicionando qualquer pessoa nas redes sociais, e-mails, messengers e etc.
    fazendo tudo isso e mais um pouco, os computadores sempre estarão protegidos de ameaças (vírus e malwares) e ataques hackers.

    • Victor Hugo disse:

      Alexandre,
      Muito obrigado pelo seu comentário e ótimas considerações sobre os cuidados que todos temos de ter com a segurança de nossos computadores.

      Obrigado também pela sua participação!

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 485 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: