Cert.br lança nova cartilha de segurança

Fascículo é ilustrado e também está disponível em formato PDF. O material é acompanhado de slides e pode ser usado sem restrições na divulgação de boas práticas

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), acaba de lançar um conjunto com dicas de segurança em redes sociais, integrada à Cartilha de Segurança para a Internet.

Assim como a Cartilha completa, o fascículo é ilustrado e também está disponível em formato PDF. O material é acompanhado de slides licenciados sob Creative Commons e pode ser usado sem restrições na divulgação de boas práticas.

A analista de segurança do CERT.br, Miriam von Zuben, disse que nem sempre os usuários sabem do risco que correm nas redes sociais, apesar destes não serem novos em outras plataformas, como o e-mail. “O que diferencia os riscos das redes sociais dos demais são algumas características próprias que elas apresentam, como a rápida velocidade de propagação das informações e a grande quantidade de pessoas que elas conseguem atingir. É importante que os usuários estejam cientes dos riscos, entendam as diferenças e possam, assim, se prevenir de forma adequada”.

Sobre os principais cuidados que os usuários precisam tomar na rede, Miriam foi assertiva: “Considerar que está em um local público, que tudo que é divulgado pode ser lido ou acessado por qualquer pessoa; pensar bem antes de divulgar algo, pois não há possibilidade de arrependimento; ser cuidadoso e seletivo ao aceitar contatos, autorizar aplicativos e fornecer a localização geográfica e desconfiar de mensagens recebidas, mesmo que tenham sido enviadas por conhecidos (elas podem ter sido enviadas de contas falsas ou invadidas)”.

Ela também fez questão de compartilhar algumas medidas preventivas que os usuários devem tomar ao utilizar um pc compartilhado ou até mesmo pessoal. São elas: utilizar e manter atualizados mecanismos de segurança, como antispam, antimalware e firewall pessoal e ser cuidadoso ao abrir arquivos e acessar links. Ao usar computadores de uso compartilhado, assegurar-se de sair (logout) da conta de usuário nos sites que tenham sido acessados; usar opções de navegar anonimamente; usar um antimalware online para verificar se o computador está infectado; evitar efetuar transações bancárias ou comerciais; não utilizar opções como “Lembre-se de mim” e “Continuar conectado” e não permitir que as senhas sejam memorizadas pelo navegador Web.

Para que a leitura da Cartilha possa ser feita em dispositivos móveis, está sendo lançada no formato ePub. O material está disponível em http://cartilha.cert.br/livro. Para conhecer o fascículo sobre redes sociais, basta entrar em http://cartilha.cert.br/fasciculos.

Recomendo a leitura deste excelente material neste Domingo e agradeço ao Davi, amigo e colaborador do Seu micro seguro, pela referência.

Fonte: IDG Now!

2 Responses to Cert.br lança nova cartilha de segurança

  1. Marcos disse:

    O legal é que dessa vez está em vários formatos inclusive tablet e celulares inteligentes que rodam android iOS, Windows phone.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 498 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: