Google compra VirusTotal

Objetivo da compra é eliminar conteúdos infectados do Gmail, Google+ e outros produtos da empresa
Valor da aquisição não foi revelado pelas companhias

O Google comprou a iniciante VirusTotal, escolhendo uma inexperiente mas muito utilizada representante do segmento de segurança cibernética, em um movimento que pode reforçar a proteção para seus serviços na Internet.
A aquisição da VirusTotal, que agrega a arquivos enviados e sites alertas da maioria dos antivírus –incluindo os da Intel Corp, McAfee e Symantec Corp–, pode fortalecer ainda mais a possibilidade da companhia eliminar conteúdos infectados do Gmail, da rede social Google+ e até de páginas que apresentam resultados de busca aos usuários.
A VirusTotal aceita solicitações de checagem de vírus, aplicando todos os softwares de proteção disponíveis no documento ou nas páginas questionadas, e depois envia os resultados aos fornecedores de segurança.

Uma vez que esses resultados incluem os documentos e sites submetidos, o serviço é considerado fonte valiosa de informação pela indústria de segurança sobre novas ameaças e alvos em potencial.
Na última sexta-feira (7/09), a VirusTotal enfatizou que vai continuar realizando seu serviço de forma independente.
“A VirusTotal vai continuar operando independentemente, mantendo as parcerias com outras empresas antivírus e especialistas em segurança”, afirmou a companhia em seu blog, ao anunciar a aquisição.
“Trabalhamos duro para garantir que os serviços que oferecemos continue melhorando. Porém, como uma companhia pequena e com recursos restritos isso pode às vezes ser um desafio”, acrescentou.

O Google, que possui uma das maiores reservas de caixa e títulos de curto prazo na indústria de tecnologia, investe em dezenas de aquisições a cada ano, desde a Motorola Mobility, por US$ 12,5 bilhões, até operações menores destinadas a agregar tecnologia ou talentos ao grupo.
O valor da compra da VirusTotal não foi informado.
“A segurança é incrivelmente importante para nossos usuários e nós investimos muitos milhões de dólares para mantê-los seguros online”, disse o Google em comunicado.

Opinião do Seu micro seguro: a compra do VirusTotal por parte da Google irá equipar os seus produtos e serviços com dados atualizados de novos malwares representando assim um reforço extra no quesito segurança. Se considerarmos que o VirusTotal analisa não apenas arquivos mas também sites maliciosos, esta aquisição irá resultar em maior segurança também para o Google Chrome que hoje é um dos melhores navegadores do mercado na detecção de Phishing por já fazer uso das análises do excelente PhishTank.

Agradeço ao Marcelo Miranda, amigo e colaborador do Seu micro seguro, pela referência a esta notícia.

Fonte: G1

10 Responses to Google compra VirusTotal

  1. guimaraescml2012 disse:

    Aproveitando que a matéria é sobre VirusTotal, gostaria, mais uma vez, da sua opnião. Ao enviar um arquivo para analise, como saber se é um falso positivo, qual o critério? Por exemplo enviei um arquivo e somente 04 anti-virus informaram que era vírus.

    • aproveitando: arquivos: W32: malware-gen e Gen:trojan.heur são falsos positivos?

    • Victor Hugo disse:

      Guimarães,
      Isto vai depender dos mecanismos no Virus Total que identificaram os arquivos em questão como ameaças, como disse no meu comentario anterior.

      Obrigado pela sua participação!

    • Victor Hugo disse:

      Guimarães,
      Isto vai depender muito dos dispositivos que detectaram o arquivo suspeito.

      Kaspersky. Eset, Avast, BitDefender, Symantec são referências no mercado para detecção de ameaças.
      Se o arquivo em questão foi detectado por outros softwares e por nenhum destes anteriores há uma enorme chance de estarmos lidando com um falso positivo.

      Obrigado pela sua participação!

    • foram esses 04: avg, f-secure, prevx1, sophos. Não sendo os que me informou, então é um falso positivo (estava testando o GDATA internet 2013 em um outro windows, apesar de ser BEM leve (a principio), continua detectando vários falsos positivos. MUITO OBRIGADO PELAS DICAS!

    • Victor Hugo disse:

      Guimarães,
      Muito obrigado pela sua participação!

  2. Alexandre disse:

    acho que a Google está no caminho certo dessa vez, pois está pensando nos usuários e não neles por causa disso.
    espero que a Google continue assim para sempre, pois vai ajudar e muito os usuários e com certeza será a melhor empresa de internet.
    fora que vai ganhar mais e mais usuários em seus produtos e serviços, essa é a verdade.

    • Victor Hugo disse:

      Alexandre,
      Gostaria de acrescentar ao seu comentário que a Google vem implementando já melhorias de segurança no seu navegador Chrome. Este browser vem fazendo uso da base de dados de detecção de sites de phishing disponibilizados pelo PhishTank.

      Obrigado pela sua participação!

  3. Acho legal e importantíssimo isso, porém como disse na discussão do fórum relacionado ao Google, fiquei meio que desconfiado após ler notícias nos EUA que a google foi multada em milhões a respeito de pegar dados de usuários sem a permissão desses.
    Por hora parei de usar o google como browser e só estou utilizando o IE, Firefox e principalmente o Safari em meu macbook. Vamos ver se volto a ter confiança depois das mudanças e se ficar sabendo algo mais a respeito dessas multas que a google foi obrigada a pagar por invadir dados pessoais de usuários sem devidas permissões.
    De qualquer forma acho muito legal pensarem em evitar todo e qualquer tipo de disseminação de vírus em sites.

    • Victor Hugo disse:

      Augusto,
      Muito obrigado pelo seu comentário e considerações a respeito desta notícia.

      Fico muito grato pela sua participação!

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 474 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: