Até 2014, 15% dos reviews serão falsos

Você acredita em todos os reviews que encontra na internet? Pois saiba que, até 2014, algo entre 10% e 15% de todas as avaliações que circulam pelas redes sociais terão sido encomendadas pelos donos do produto ou serviço.

Entretanto, analistas da Gartner acreditam que o aumento da atenção sobre esse problema deverá fazer com que pelo menos duas marcas da Fortune 500 acabem enfrentando a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos nos próximos dois anos.

Segundo Jenny Sussin, analista sênior de pesquisa da Gartner, as organizações remuneram internautas com dinheiro, cupons, descontos e outras opções em troca de opiniões positivas em sites e redes sociais – vale até comentários em vídeos no YouTube.

Mas essas empresas estão sujeitas a enfrentarem dois julgamentos. O primeiro é da FTC, que em 2009 passou a considerar a manobra como propaganda enganosa, portanto passível de processo. O segundo é o posicionamento dos próprios consumidores, que ao descobrirem a farsa promovem campanhas voluntárias para denegrir a imagem de quem pagou por isso.

Algumas companhias tomaram o caminho inverso: passaram a perseguir os fakes e pedirem que tirem do ar posicionamentos enganosos sobre seus produtos. A Gartner acredita que se formará em breve um novo mercado, especializado em criação de reputação de defesa.

Agradeço ao Lucas, amigo e colaborador do Seu micro seguro, pela referência a esta notícia.

Fonte: Olhar Digital

Os comentários estão desativados.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 499 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: