Chrome em breve irá contar com “Não me rastreie”

O Google Chrome em breve oferecerá aos usuários a opção de usar a configuração “não me rastreie” ao navegar na Web, permitindo efetivamente que eles optem pelo não ratreio de anúncio e sistemas de focalização.

A mudança foi primeiramente relatada pelo site AllThingsD, que observou que o Google concordou em apoiar o padrão em fevereiro. O Chrome será o último dos principais navegadores a implementar a ferramenta – o que não é uma surpresa, dada a dependência da gigante na publicidade online para a grande maioria de sua receita, de acordo com o site.

Quando ativo, o “não me rastreie” envia uma solicitação para que os sites não coletem informações sobre o navegador para fins de rastreamento ou publicidade. Ele foi feito para funcionar, de preferência, como um botão simples que os usuários possan clicar para garantir um mínimo de privacidade.

No entanto, os anunciantes online e defensores da privacidade têm igualmente levantado problemas com o recurso. Os primeiros temem que esse padrão possa prejudicar – e muito – o sofisticado ecossistema de segmentação de anúncios e de entrega e ameaçe as receitas, enquanto os últimos alertam que o caráter voluntário do cumprimento da ferramenta significa que há poucas garantias que os sites vão prestar atenção às solicitações.

Agradeço ao Davi e ao Lucas, amigos e colaboradores do Seu micro seguro, pela referência a esta notícia.

Fonte: IDG Now!

Os comentários estão desativados.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 498 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: