Google irá deixar de oferecer suporte ao IE8

Impacto significativo para usuários do Windows XP, que não executa versões mais recentes do navegador – IE9 e o recém IE10; suporte encerra em 15 de novembro

O Google abandonará o suporte para o Internet Explorer 8 para seus aplicativos e serviços online em meados de novembro, encerrando efetivamente o serviço para muitos usuários do Windows XP.

“Internet Explorer 10 será lançado em 26 de outubro, e, como resultado, vamos descontinuar o suporte para IE8 pouco depois, em 15 de novembro”, escreveu a empresa em um blog, na sexta-feira (15/9). “Após esta data, usuários que acessarem os serviços do Google Apps usando o Internet Explorer 8 vão ver uma mensagem recomendando que atualizem seu navegador.”

Como o IE8 é a última versão do navegador da Microsoft que roda em Windows XP, e porque o Google já abandonou o IE7 e IE6 – as outras versões que rodam no XP – o movimento impacta significativamente usuários dessa versão do sistema operacional, presos ao Internet Explorer por políticas corporativas. Nem o IE9, que a Microsoft lançou em março de 2011, nem o IE10, que vai estrear junto com o Windows 8 no final de outubro, rodam no XP.

Se casos passados podem servir de exemplo para o que irá acontecer, podemos dizer que outros sites e serviços – incluindo Gmail e Google Calendar – também podem ser afetados. Em algum momento, esses aplicativos poderão deixar de funcionar totalmente no IE8.

IE7
Já não é a primeira vez que o Google alertou os usuários para atualizar para uma versão mais recente do navegador. Em julho de 2011, a empresa disse que iria eliminar o IE7 de sua lista de navegadores suportados, e em janeiro de 2010 anunciou que iria mais suportar o IE6.

A política do Google é apoiar apenas a versão atual de um navegador, e seu antecessor imediato. Mas deixar de oferecer suporte ao IE8, no entanto, é muito diferente do que abandonar o IE7.

No ano passado, quando o Google disse que iria parar de fornecer suporte para o IE7, essa edição foi responsável por apenas 7% de todos os navegadores usados ​​em todo o mundo, de acordo com Aplicações Web Analytics Net firmes. O Internet Explorer 8, por outro lado, foi a edição do navegador mais amplamente usado em todo o mundo no último mês – registrando uma quota de utilização de 25%.

Usuários do Internet Explorer 8, particularmente aqueles com o Windows XP, tem como opção migrar para outro navegador – incluindo as versões mais recentes do Firefox da Mozilla, o Chrome do próprio Google ou o Opera da Opera Software – para executar o Google Apps. O plano de fim-de-suporte para o Google Apps não vai interromper o acesso ao seu site de busca usando navegadores mais antigos.

Agradeço ao Davi e ao Lucas, amigos e colaboradores do Seu micro seguro, pela referência a esta notícia.

Fonte: IDG Now!

Os comentários estão desativados.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 474 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: