30% dos usuários guardam senhas no Smartphone

O relatório “Perceção e conhecimentos das ameaças na informática: O ponto de vista do consumidor”(1) elaborado pela Kaspersky Lab em conjunto com a O+K Research, conclui que cada vez mais usuários – cerca de 30% – armazenam informação confidencial, incluindo senhas de acesso às redes sociais e outros serviços online – nos seus smartphones.

Também é frequente guardarem livros de endereços e arquivos de uso pessoal, em 50% dos casos, inclusive fotos e vídeos. Mas os dados sensíveis não são tratados de forma diferente: 21% dos usuários questionados armazenam informação sensível relacionada com números de cartões de crédito ou detalhes de contas bancárias para o início de sessão na memória dos seus telefones.

No caso dos tablets, este número é ainda maior, atingindo os 28%, o que demonstra que estes dispositivos são mais utilizados como um equipamento tradicional que os smartphones. Além disso, são usados com frequência como plataforma de jogos: 52% dos donos de iPads e 51% dos proprietários de outros tablets instalam jogos online nos seus dispositivos. A exceção vai para os BlackBerry já que só 34% utilizam esta plataforma para jogar.

Os tablets são muito populares como dispositivos de armazenamento para e-books, já que 47% dos usuários utilizam estes dispositivos para leitura de livros. Segundo as conclusões do estudo, 45% dos proprietários de smartphones armazenam as suas mensagens de correio eletrônico nos seus dispositivos.

O estudo sugere, ainda, que a maioria dos usuários não diferencia um PC tradicional de um dispositivo móvel no que toca à utilização e, muitas vezes, realiza tarefas de importância vital, incluindo acesso a contas bancárias ou pagamentos online, a partir de qualquer dispositivo.

Agradeço ao Davi e ao Lucas, amigos e colaboradores do Seu micro seguro, pela referência a esta notícia.

Fontes: Wintech  e Kaspersky

4 Responses to 304 dos usuários guardam senhas no Smartphone

  1. Guido Ragazzi disse:

    Thanks Victorh,
    I’m italian, so I can understand the main sense of what you say on youtube or you write here…not everything…but enought…Ovviously I can’t write in portuguese ;)
    I wish you good work!

    • Victor Hugo disse:

      Guido,
      Thanks a lot for support my job and to visit and participate of this blog.
      Unhappily I can’t speak Italian, but what you don’t understand in Portuguese, please fell free to ask me.

      Have a great Sunday in your beautiful and friendly country!

  2. Guido Ragazzi disse:

    Hi Victorh,
    I find your blog very interesting….I followed your reviews on youtube for a long time, but why did you decide to stop them suddenly? I hope you will do a review on CIS 6 when available.
    Regards
    Guido Ragazzi

    • Victor Hugo disse:

      Helo Guido,
      I’ve been so busy with my job and some professional projects. As a consequence, I don’t have spare time to dedicate myself to perform new tests.
      You are my guest to be part of http://seumicroseguro.com/
      You can post questions in English and I’ll try my best to answer you as soon as I can.

      All the best for you!

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 462 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: