Aplicativos para se proteger no Facebook

Aplicativos gratuitos vasculham seu mural e feed no Twitter e avisam caso algum app esteja postando sem você saber ou em caso de conteúdo perigoso
O “oversharing” (compartilhar e postar em excesso) tornou-se normal em nosso mundo obcecado com as mídias sociais. Ainda assim, há uma grande diferença entre fotos embaraçosas no Facebook e tuitar sobre a novela, e divulgar informações privadas críticas para a Internet em geral.

Conhecer suas configurações de privacidade de mídia social pode certamente manter seus dados mais seguros, mas uma série de aplicativos e serviços podem ajudar também.

Vamos falar de dois tipos de aplicativos de segurança para redes sociais. O primeiro pode alertar você e seus amigos sobre mensagens maliciosas, comentários, links e outros truques que são usados ​​para espalhar vírus, phishing e malware. O segundo tipo é projetado para manter o controle sobre seus filhos. Essas ferramentas podem alertá-lo para qualquer comunicação ou conteúdo potencialmente perigoso na página de seu filho no Facebook.

Bitdefender Safego

O Bitdefender Safego é um serviço antiscam gratuito para Facebook e Twitter. O aplicativo do Facebook automaticamente verifica itens (atualizações de status e mensagens) postados em seu mural ou Timeline. Ele também irá checar atualizações e comentários de seus amigos em busca de spam, golpes, tentativas de phishing, malware e outras atividades maliciosas. Seu recurso de privacidade mostra que tipo de coisas você pode estar compartilhando publicamente sem saber.

Ao autorizar o aplicativo, ele começa a monitorar a conta. Quando encontra a atividade maliciosa ou um problema de privacidade, a ferramenta o avisa por meio do feed de notificações do Facebook.

Você também pode configurá-lo para publicar um resumo semanal das estatísticas de detecção em seu mural e/ou publicar aviso nos posts maliciosos que surgirem em seu feed.

MyPageKeeper

Outro aplicativo antiscam gratuito, produzido pela StopTheHacker e pesquisadores da Universidade da Califórnia. Atualmente em beta público, monitora todos os itens postados em seu perfil e feed de notícias, e notifica sobre mensagens maliciosas, tal como faz o Bitdefender Safego.

Também como o Safego, se o MyPageKeeper encontra algo malicioso ou algo que apresenta risco de privacidade, comenta sobre o post ou envia um email de notificação.

Na página do app no Facebook, é possível alterar as configurações e desligar o comentário automático nas mensagens maliciosas.

SocialShield

O SocialShield, da Avira, é um serviço de monitoramento gratuito que permite ficar de olho nas contas Facebook, Twitter, MySpace, Google+ e FormSpring do seu filho. Ele analisa postagens públicas e privadas, mensagens, fotos, amigos e outros conteúdos para alertá-lo sobre qualquer atividade perigosa. Ele procura por conteúdo inadequado, como palavrões, termos sexuais, e conversas sobre bebida ou drogas.

Depois de criar uma conta de SocialShield ou fazer login com sua conta do Facebook, você pode adicionar as contas do seu filho com os nomes de usuários e senhas, ou enviar um e-mail para que ele forneça sua credenciais de login.

Uma vez conectado, o SocialShield irá mostrar todos os alertas categorizados por amigos, posts, mensagens e fotos ou vídeos.

O aplicativo dá uma visão geral e mais detalhes de todos os alertas referentes às contas de seus filhos. Você também pode ver uma lista de todos os amigos deles e uma lista de todas as fotos potencialmente perigosas postadas nesses perfis.

Minor Monitor

Outro serviço de monitorização gratuito que funciona com o Facebook e o Twitter. Similar ao SocialShield, analisa posts, mensagens, fotos, amigos e outros conteúdos no Facebook do seu filho e alerta sobre qualquer atividade perigosa. Mas, ao contrário SocialShield, o Minor permite que você veja toda a atividade em vez de apenas os itens marcados como potencialmente perigosos.

Depois de se inscrever, basta adicionar a conta do Facebook do seu filho, fazendo login com o nome de usuário e senha dele. Após uma análise inicial, ele gera alguns gráficos que mostram o número de tipos de alerta, tipos de atividades (mensagens, comentários, mensagens, e assim por diante), e cronograma de atividades (o que ele está postando e quando). Você também pode ver uma lista de alertas ou todas as fotos postadas, atividade e amigos

O site do Minor mostra uma visão geral do conteúdo potencialmente perigoso e gráficos mostrando a atividade.

Você pode desativar os e-mails de alerta padrão por meio do painel de configurações e personalizar o nível de sensibilidade para as diferentes categorias. De lá, você também pode adicionar conta de seu filho no Twitter.

Agradeço ao Davi e ao Lucas, amigos e colaboradores do Seu micro seguro, pela referência a esta notícia.

Fonte: IDG Now!

One Response to Aplicativos para se proteger no Facebook

  1. Fabio Vivaqua disse:

    Eu uso o Bitdefender Safego há alguns meses, estou gostando e não deixa lento as páginas do facebook.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 472 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: