Novo IE10 irá contar com recurso “Não rastreie”

O IE10 chega junto com o sistema operacional Windows 8 em 26 de outubro; versão compatível com Win7 será lançada posteriormente

Muitas das maiores empresas do país atacaram a Microsoft esta semana, afirmando que sua decisão de ativar o recurso de privacidade “Do Not Track” (algo como “Não rastreie” em tradução livre) no Internet Explorer 10 iria “prejudicar os consumidores, a competição e ainda minaria a inovação americana”.

Em carta dirigida a três altos executivos da MS, incluindo o CEO Steve Ballmer e o principal advogado da empresa, Smith Brad, empresas que vão de McDonald’s e General Motors a Intel e Visa exigiram uma reunião com a Microsoft para discutir o Internet Explorer 10 (IE10).

O IE10 está programado chegar junto com o sistema operacional Windows 8 em 26 de outubro. Embora a Microsoft tenha prometido lançar também uma versão adequada do navegador para o Windows 7, tem se recusado a fornecer uma data exata.

“O conselho de Administração da ANA (The Association of National Advertisers) está muito irritado com a escolha feita pela Microsoft, que vai ameaçar reduzir a vasta gama de conteúdo gratuito e serviços disponíveis para os consumidores”, afirmaram os anunciantes.

A MS atraiu a ira dos anunciantes online – e elogios de muitos defensores da privacidade – quando, no final de maio, anunciou que o IE10 teria a opção “Não Rastreie” (DNT) ativada por padrão. Mais tarde, disse que os usuários podem desativá-lo quando forem informados da funcionalidade nos passos de instalação do Windows.

O “Não Rastreie“ é um recurso do navegador que dá ao usuário opções sobre se ele quer ou não anunciantes online e sites acompanhando seus movimentos na Internet. Quatro dos cinco principais navegadores – Firefox, Internet Explorer, Opera e Safari – podem enviar um sinal DNT. O Google prometeu que o Chrome irá suportar o DNT no final do ano.

“Quando apresentado como um padrão ‘ativado’, a Microsoft não está mais criando uma escolha entre ter ou não os dados sobre os consumidores rastreados”, continuou a carta da ANA. “Em vez disso, a MS parece determinada a parar o recolhimento de dados de visualização web. Isso é inaceitável.”

A carta foi a crítica mais dura feita pela indústria da publicidade sobre o “Não Rastreie” em geral e a posição da Microsoft com o IE10. A ANA usou frases como “fundamentalmente ruim para os consumidores”, “mina o interesse do consumidor ” e “sociedade de fraude” no documento.

Essencialmente, a ANA argumentou que, se os anunciantes não podem rastrear os usuários na web – e então usar essas informações para oferecer anúncios online segmentados para eles – a Internet como é conhecida agora desapareceria. A posição “ativada por padrão” do IE10 ameaçaria esse rastreamento.

“A decisão da Microsoft de bloquear por padrão a coleta e o uso de informações irá reduzir significativamente a diversidade de ofertas da Internet e potencialmente enganar a sociedade sobre as grandes ofertas que estão disponíveis atualmente,” a ANA disse.

Agradeço ao Davi e ao Lucas, amigos e colaboradores do Seu micro seguro, pela referência a esta notícia.

Fonte: IDG Now!

4 Responses to Novo IE10 irá contar com recurso “Não rastreie”

  1. Wellington disse:

    Nós consumidores estamos revoltados! Não vamos mais ser rastreados e nao vamos mais receber milhoes de spans publicitarios sem permissão. Essas declarações dos empresarios devem ser algum tipo de piada.
    Tomara que o “do not track” nao seja derrubado antes do lançamento.
    Parabens pela matéria Victor.
    abs.

    • Victor Hugo disse:

      Wellington,
      Muito obrigado pelo seu comentário e considerações relacionadas a esta notícia em destaque hoje aqui no Seu micro seguro.

      Abraço!

  2. Marcos disse:

    Quem disse que é necessário obter o rastreamento dos usuários para obter produtos e serviços de boa qualidade em troca, tudo o que os anunciantes precisão é apenas saber os interesses dos usuários para oferecer publicidade relevante, agora rastrear o usuário eu não concordo.

    • Victor Hugo disse:

      Marcos,
      Muito obrigado pelo seu comentário e considerações relacionadas a esta notícia em destaque aqui no Seu micro seguro.

      Uma ótima tarde pra você!

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 504 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: