Novo malware ataca via Skype

Usuário recebe uma mensagem de algum contato infectado e pode precisar pagar para que o vírus libere o acesso a arquivos

Alguns usuários do Skype estão reportando problemas com um novo malware. A praga, nomeada de Dorkbot e divulgada nesta segunda-feira, 8, pelo pesquisador Rik Ferguson, da Trend Micro, tem o poder de “sequestrar” os dados arquivos do usuário.

Primeiramente, o vírus bloqueia arquivos importantes do computador infectado. O software malicioso então exige US$ 200 dentro de 48 horas para que eles sejam liberados, ou eles serão excluídos.

O problema tem início quando um dos contatos, já infectado, envia uma mensagem com uma mensagem de cunho social ao usuário. Já foram identificadas falas em inglês em alemão dizendo algo como “Esta é a sua nova imagem do perfil?”, acompanhadas de um link encurtado.

Ao clicar, a pessoa é redirecionada para um link no site de hospedagem Hotfile. Ela então faz o download de um arquivo zipado com o nome “Skype_todaysupdate.zip”, que possui um executável que infecta a máquina.

A dica dada por Ferguson para evitar este problema é a mesma de sempre, para todas as plataformas: não clicar em links suspeitos.

Agradeço ao Davi e ao Wellington, amigos e colaboradores do Seu micro seguro, pela referência a esta notícia.

Fontes: Olhar Digital e TrendMicro 

Os comentários estão desativados.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 485 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: