Microsoft Security Essentials 2.0

O Microsoft Security Essentials  é a uma solução de proteção antivírus e anti-malware da Microsoft. Substitui o Windows Live One Care,  que era pago, por uma opção grátis e mais simples de usar e configurar. O programa está disponível em Português do Brasil.

O programa não inclui um firewall – a idéia é que o usuário utilize o firewall  embutido no sistema – e foi pensado para oferecer uma proteção real e atualizada (quando muitos utilizam um anti vírus com proteção vencida e desatualizada acreditando estarem protegidos) contra as crescentes ameaças de segurança para computadores.

O conceito básico do programa é funcionar de forma semelhante ao Firewall do Windows, exigindo o mínimo possível de configurações e notificações na tela. A simplicidade do Security Essentials se aplica também ao uso de recursos do computador, o programa foi desenvolvido para não prejudicar o desempenho da máquina.

Novidades do MSE 2.0

O antivírus agora conta com uma nova engine para rastreamento de ameaças do computador.

A solução irá atuar em sincronia com o navegador Internet Explorer 8, provendo uma defesa sólida contra ameaças vindas de sites. O Security Essentials 2 também deverá melhorar sua defesa contra os perigos de rede e agora atua de forma integrada com o firewall do Windows.

As verificações podem agora ser agendadas com a definição prévia do uso da CPU durante a verificação. Vale lembrar que quanto maior for o uso da CPU menor será o tempo total de escaneamento. A opção padrão é definida pelo desenvolvor é de 50%.

Na proteção em tempo real, o MSE agora monitora as atividades de arquivos e de programas no computador. A opção padrão é verificar todos os arquivos.

Também na proteção em tempo real agora o MSE dispõe de um monitor de comportamento para fazer frente às ameaças mais recentes da Internet.

E finalmente, no modo avançado pode-se definir um período de tempo para exclusão definitiva dos arquivos colocados em quarentena.

————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————

Consumo médio de memória RAM:  65 – 75  MB (em stand-by 5 minutos)

Consumo médio de recursos do processador: Baixo (para processadores dual core)

Impacto geral sobre o sistema:  Baixo

Sistema:  Windows XP/Vista/7

Condição: Software grátis (exige licença original do sistema operacional Windows)

Neste teste, o Microsoft Security Essentials 2.0.657.0 é colocado frente a vários links contendo arquivos nocivos. Assista ao vídeo e conheça os resultados e  a performance deste software frente às ameaças a que  foi exposto:

26 Responses to Microsoft Security Essentials 2.0

  1. tiago says:

    victor, sigo seu blog e seu canal do youtube sempre que posso…
    gostaria que vc falasse sobre o microsoft security essentials(MSE)…
    eu particularmente gosto muito, afinal ninguém depois do proprio usuário
    conhece mais o seu pc do que a Microsoft!!!
    vc recomendaria o uso deste software, juntamente com o malwarebytes e o
    firewall do próprio Windows?…

    creio que seja uma boa proteção, logicamente utilizado por ótimo um
    usuário. sem baixar coisas suspeitas e entrar em sites desconhecidos!

    o que que voce acha cara?!

    olha ae o meu blog de softwares básicos: http://www.basicsoftwares.blogspot.com

    blog ainda no começo, se puder por favor de sujestões de melhorias,
    sujestões vindas de você cara, são sempre bem vindas!

    abraço!

    • Victor Hugo says:

      Tiago,
      Eu considero o Microsoft Security Essentials um bom antivírus. Sem dúvida alguma o MSE é o antivírus que melhor se integra ao sistema operacional Windows e ao seu firewall nativo.
      Apesar do elevado consumo de memória RAM, em geral não costuma causar grande impacto sobre a performance do computador.
      O que na minha opinião o MSE ainda tem muito o que melhorar é na sensibilidade da sua heurística e do seu seu detector de comportamento, ferramentas fundamentais no enfrentamento daquelas ameaças mais recentes da Internet para as quais ainda não existem assinaturas de detecção.
      Considerando o seu perfil de uso do computador e o uso combinado do MSE com o Malwarebytes Pro (proteção em tempo real) você certamente estará muito bem protegido.

      Muito obrigado pela referência ao seu blog, http://www.basicsoftwares.blogspot.com, que oferece uma ótima coletânea de ótimos softwares. Gostei muito e você está de parabéns!

      Muito obrigado pelo seu comentário e participação!

  2. getulio says:

    ou victo,quero terar uma duvida… o meu microsoft security essentials 2.0 .quando eu ligo o conputador ele so fica em risco e eu tenho que ligar a proteção em tempo real…

    • Victor Hugo says:

      Getulio,
      A proteção em tempo real deve estar habilitada de modo automático de tal forma que ao ligar o computador você já esteja protegido. Recomendo verificar as configurações do MSE para resolução deste seu problema.

      Muito obrigado pela sua participação!

  3. Christopher says:

    oi Victor,quero dar uma duvida…

    no meu antivírus microsoft security essentials tem essa opção:

    alguem sabe que sinifica: Habilitar Sistema de Inspeção da Rede para windows vista e 7?

    obrigado.

    • Victor Hugo says:

      Christopher,
      Segundo a Microsoft, o Sistema de Inspeção da Rede é um recurso do Microsoft Security Essentials 2.0 que aprimora a proteção em tempo real ao inspecionar o tráfego de rede para ajudar a bloquear a exploração de vulnerabilidades conhecidas de rede.
      O Sistema de Inspeção de Rede trabalha com proteção em tempo real para protegê-lo melhor de ataques com base em redes.
      Para isso, ele reduz o tempo entre descobertas de vulnerabilidades e a implantação de atualizações de semanas para apenas algumas horas.

      Muito obrigado pela sua participação!

%d blogueiros gostam disto: