Novo Malware traz Banners e Alertas de Vírus

Especialistas em segurança divulgaram uma nova forma de ataque de computadores que faz um falso alerta de vírus para infectar o computador do usuário. Uma rede de ameaças conhecida como Shnakule está combinando banners de propaganda com avisos de vírus, ambos falsos. Segundo o site V3, pesquisadores da Blue Coat observaram que as publicidades mal intencionadas levam o usuário a sites de terceiros. Quando a página carrega, uma janela em pop-up, muito parecida com uma janela de alerta do Windows, informa o usuário sobre a presença de um vírus e a necessidade de reparar danos – mas o programa de reparo é, na verdade, o malware.

De acordo com Chris Larsen, pesquisador sênior da Blue Coat, ataques a partir de banners de publicidade e de alertas falsos de vírus são comuns, mas a combinação das duas técnicas é rara. O que dificulta a prevenção desses ataques é que o código malicioso incorporado nas propagandas muda com frequência, e os sistemas de segurança não conseguem identificá-lo.

A dica de Larsen é tomar muito cuidado com janelas de alerta de segurança, principalmente as que aparecem quando se está conectado à internet. Segundo o pesquisador, “tudo o que aparece dentro do navegador é suspeito”.

Agradeço ao nosso colega e colaborador deste blog Vanderlei pelo envio da referência desta notícia!

Fonte: Terra Tecnologia

ps: Nosso colega de blog Ivanilson lançou recentemente um blog de tecnologia. Deixo o endereço do site dele para que vocês também possam visitar e prestigiar o seu ótimo trabalho:

http://wordtecnologic.wordpress.com/

8 Responses to Novo Malware traz Banners e Alertas de Vírus

  1. Rodrigo says:

    Uso e apróvo o (Ad Muncher) é o melhor do segmento alem de suportar praticamente todos os navegadores mas ele é pago e vale apena.

    • Victor Hugo says:

      Rodrigo,
      Você tem razão, pois este software cumpre muito bem as tições de proteger o computador do ataque através de banners e publicidade suspeita.

      Muito obrigado pelo seu comentário e participação!

  2. claudinei says:

    infelizmente ja fui enganado com isso, demorou pra mim notar o que era, eu estava destraido(lerdice) mas eu acabei nao caindo , mas foi por quase….por isso bastante atençao a esses alertas falsos

    • Victor Hugo says:

      Claudinei,
      Muito obrigado pelo seu comentário em relação ao post de hoje!

      Sua participação é sempre muito bem vinda!

  3. Victor Hugo says:

    Alexandre,
    Sim, tem o excelente Adblock Plus que funciona como uma extensão do navegador e que bloqueia estes anúncios de propaganda e banners que podem conter ameaças.
    O link para download é o seguinte: http://adblockplus.org/en/

    Muito obrigado pelo seu comentário em relação ao post deste dia de hoje!

    • Alexandre Leoncio says:

      Victor para o Internet Explorer temos um ‘Adblock’ chamado de ‘Simple Adblock’ e pode ser adquirido gratuitamente pelo seguinte link: http://www.simple-adblock.com e ele é muito bom pelos meus testes.

  4. Alexandre Leoncio says:

    pelo que entendi essas ameaças estão nos banners e janelas pop-up, bom tem um programa muito usado para bloquear janelas pop-up e esse programa é chamado de adblock que é muito bom e no caso dos banners os servidores que eles estão hospedados devem retirá-los fora do ar.
    só assim teremos segurança contra essa ameaça nova, mais recomendo deixarmos nossas suítes de segurança atualizadas… além dos nossos sistemas operacionais!

    • Victor Hugo says:

      Alexandre,
      Muito obrigado pela sua referência ao Ad-Block que assim como o Ad-Block Plus são gratuitos e prestam um ótimo serviço protegendo seus usuários.

      Abraço!

%d blogueiros gostam disto: