Wi-fi público oferece risco aos seus usuários

Crackers podem invadir smartphones e tablets e roubar senhas de banco, além de controlá-lo à distância

Os últimos números da Internacional Data Corporation (IDC) mostram que foram vendidos cerca de 9 milhões de smartphones no Brasil em 2011. Com isso, aumentam também as ameaças aos usuários que conectam seus aparelhos na internet. E o perigo é ainda maior nas redes Wi-Fi públicas (oferecidas por cafés, shoppings, parques, restaurantes etc.)

Além de correr o risco de ter informações bancárias, fotos, vídeos e diversos arquivos roubados, os usuários também correm o risco de perderem o controle do aparelho. Hackers podem gravar suas ligações, mandar mensagens se passando por você e até ligar sua câmera, tudo isso após invadir seu aparelho através de uma rede compartilhada pública.

Um cuidado básico que os usuários podem tomar é colocar senha no aparelho móvel e nunca usá-lo para guardar conteúdos sigilosos, como fotos íntimas. Também é aconselhável não usar uma rede pública caso ela não seja familiar ao usuário.

A regra básica é só use uma rede pública se você estiver certo de que ela é segura.

Agradeço ao Davi, amigo e colaborador do Seu micro seguro, pela referência a esta notícia.

Fonte: SuperDownloads

6 Responses to Wi-fi público oferece risco aos seus usuários

  1. Bruno disse:

    Na verdade eu vos digo, se nunca fizeram isso, façam. Olhem nos seus hds e vejam se não há nada que, se for roubado, lhes traga problemas. Eu uso sempre, por exemplo, o navegador em modo privado. Ja pensou se alguem acessa minha maquina de alguma maneira e consegue quebrar o navegador e roubar informacoes?

    Ja to começando a utilizar ele na sandbox tambem. e também é bom que todos tenham, por mais vagabundo que seja, um firewall em seus micros. se voce usa o xp, recomendo que utilize o comodo que na minha opiniao é o melhor firewall free. se voce usa o 7 e nao tem arquivos importantes ou nao acessa coisas criticas em seu micro (contas de banco, emails importantissimos, etc) então so o firewall do 7 já da conta (principalmente se sua maquina for a unica em rede)… do contrario use o comodo.

  2. Anonymo disse:

    Boa Noite,

    *Mais uma vez os Crackers atacam!. É impossivel ficar protegido. Eu sempre uso o WI-FI, mas eu não guardo case nada de importante em meu Android, mas é sempre bom ficar atento.

    O Vinicius imformou que tem como usar WI-FI em modo privado!!?, como eu faço – ativo este modo em meu celular?

    • Victor Hugo disse:

      Anonymo,
      Sim, basta você acessar o seu navegador e configurá-lo para uso em seu modo privado de navegação.

      Muito obrigado pela sua participação!

  3. Vinicius disse:

    Uma dica também interessante , e as vezes muitas pessoas esquecem , seja em computador público ou até mesmo numa rede Wi-fi público , é sempre mais seguro , usar a navegação privativa , onde o navegador não salva nomes , senhas , nada .

    • Victor Hugo disse:

      Vinícius,
      Excelente esta sua dica que eu reitero para todos os usuários do Seu micro seguro.

      Muito obrigado pela sua colaboração!

%d blogueiros gostam disto: