Sistema SmartScreen do Windows 8: um risco em potencial

Tecnologia que impede a instalação de aplicativos maliciosos pode ser usada como porta de entrada para invasões

Para evitar que softwares maliciosos sejam instalados no Windows 8, a Microsoft criou a tecnologia SmartScreen, capaz de detectar códigos que possam prejudicar o sistema operacional. Porém, a novidade tem despertado certa preocupação entre os especialistas em segurança devido a problemas relacionados à privacidade dos consumidores.

Entre aqueles que veem com desconfiança a novidade está Nadim Kobeissi, que afirma que o recurso envia para a Microsoft dados sobre todos os aplicativos instalados em um computador. Segundo ele, isso permite que pessoas mal-intencionadas explorem falhas no protocolo SSLv2 usado pela companhia, o que possibilitaria ataques remotos a máquinas que possuem a plataforma.

Potencial invasivo
Segundo Kobeissi, apesar de o recurso poder ser desativado durante a instalação do Windows 8, em nenhum momento a empresa de Steve Ballmer esclarece quais as implicações de segurança que isso pode gerar. “Isso coloca a Microsoft em uma situação comprometedora e onisciente sobre os aplicativos usados no sistema operacional, algo que representa uma grande preocupação sobre privacidade”, afirmou.

Rafael Rivera, conhecido por fazer a engenharia reversa de softwares da empresa, tem opinião semelhante sobre o recurso. Segundo ele, embora a empresa não possa ter acesso direto a tudo que uma pessoa baixa e usa, o protocolo de segurança usado nas transmissões das informações pode ser facilmente decodificado usando ferramentas online, o que abre a possibilidade de que elas sejam acessadas por pessoas não autorizadas.

Agradeço ao Vanderlei e ao Pedro Silva, amigos e colaboradores do Seu micro seguro, pela referência a esta notícia.

Fonte: Tecmundo

6 Responses to Sistema SmartScreen do Windows 8: um risco em potencial

  1. marcos ciangulu says:

    minha modesta opiniao como usuario d MS .lembrar apenas a todos que a microsoft e … PADRAO… e o entretenimento e apenas um ADD-ON…todo ajuste que fizerem sera bom a seu tempo.. com tudo desde que o MS SISTEMA OPERATIVO permaneca padrao, e nao virado totalmente para o entretenimento, e tudo mais, esta funcao q seja pra outros sistemas. microsoft sempre sera microsoft.

    com tudo valeu pela dica… abracos apartir de africa…

    • Victor Hugo says:

      Marcos,
      Muito obrigado pelo seu comentário e participação aqui no seu micro seguro!
      Você é muito bem vindo!
      Saudações aqui do Brasil a você!

  2. Rafael says:

    Eu resolvi experimentar semana passada esse windows 8, achei muito ruim, essa interface, Smart acaba consumindo muitos recursos do processador e de memoria do pc, e se for observar bem bem, são uns aplicativos que fica na tela tudo de forma inútil, e fotos que ficam em slides, previsão do tempo, negocio de games, etc, vejo o Windows 7 ainda como o melhor.

    • Victor Hugo says:

      Rafael,
      Particularmente eu não tenho nenhuma simpatia pela Windows 8 que deverá chegar ao mercado ainda este ano. Penso que a Microsoft busca com este novo sistema operacional criar uma alternativa viável para a plataforma dos chamados Pads. Por outro lado poderá poderá descontentar a grande maioria dos seus fiéis usuários que possuem desktops, notebooks ou netbooks. Só o tempo dirá como será a recepção do novo Windows 8 por parte da gigantesca comunidade de usuários da Microsoft.

      Obrigado pelo seu comentário e participação!

  3. João Marcos says:

    É minha mera opinião, mas o Windows 8 está muito mal-acabado. As cores, os temas, os efeitos não combinam, parece até que você está usando sistemas diferentes ao mesmo tempo. Sem contar que tudo ficou menos intuitivo e funcional. Realmente não entendi o que a Microsoft quis fazer.

    Muito obrigado pela matéria!

    • Victor Hugo says:

      João Marcos.
      Muito obrigado pelo seu comentário e opinião relacionado a esta notícia em destaque hoje aqui no Seu micro seguro!

%d blogueiros gostam disto: