Falso anti-vírus para Android é uma ameaça

android_fake_antivirus

Uma vez instalado, o vírus afirma que é necessário pagar uma taxa para que os códigos maliciosos sejam removidos do dispositivo

A empresa de segurança russa Doctor Web identificou um novo malware para Android que exibe anúncios sobre um aplicativo de antivírus falso por meio de publicidade embutida em apps para a plataforma. As informações são do The Next Web.

Assim que o usuário clica no anúncio – achando se tratar de um software de segurança legítimo, ele é encaminhado para um site malicioso para que o programa seja baixado. Uma vez instalado, o malware em forma de aplicativo age como um antivírus legítimo e pede para que o usuário realize a varredura em busca de ameaças instaladas.

Depois, ele exibe um resultado falso, a fim de convencer o usuário de que ele realmente possui códigos maliciosos no dispositivo e afirma que é necessário pagar uma taxa para que sejam removidos.

O “Android.Fakealert.4.origin” está em atividade desde outubro de 2012, de acordo com a empresa.

Não é novidade que a Google Play abrigue aplicativos de falsos antivírus e muito menos que códigos maliciosos sejam instalados em dispositivos por meio de anúncios. A novidade nesse ataque é justamente juntar os dois tipos de ameaça em um.

A Doctor Web recomenda aos usuários Android que sejam “mais desconfiados com relação a vários anúncios exibidos por aplicativos e usem um software antivírus confiável, quando necessário”. Ou seja, procure você mesmo por um software de proteção em vez de aceitar um que apareça por meio de uma publicidade qualquer.

Agradeço ao Davi e ao Lucas, amigos e colaboradores do Seu micro seguro pela referência a esta notícia.

Fonte: IDG Now! e The Next Web

4 Responses to Falso anti-vírus para Android é uma ameaça

  1. Vinicius says:

    Obrigado Victor por essa informação , é por que realmente esse falso antivírus , parece ser legítimo , mas infelizmente não é , agora cabe ao Google remover da loja deles esse aplicativo .

    • Victor Hugo says:

      Vinícius,
      Agradeço a você pelo seu muito oportuno comentário que serve de alerta a todos os usuários do Seu micro seguro que possuam dispositivos baseados na plataforma Android.

      Uma ótima tarde!

  2. Vinicius says:

    Victor

    Eu chequei no Google Play e encontrei o Armor For Android sendo vendido , por R$ 60,34 .

    Seria esse o falso antivírus ?

    O estranho , é que a nota desse aplicativo apresenta 4.7 em satisfação .

    • Victor Hugo says:

      Vinícius,
      Sim, é este o software considerado um falso anti-vírus para o sistema Android. É bem provável que os próprios crackers que desenvolveram esta ameaça tenham eles próprios avaliado positivamente a sua criação na loja do Google para criar boas referências para quem não conhece o programa.
      Por questões de segurança tive de editar o seu comentário retirando o link da loja do Google para evitar eventuais problemas para o Seu micro seguro. Espero que você compreenda.

      Obrigado pelo seu comentário e participação!

%d blogueiros gostam disto: