Cuidado com o falso BBM (BlackBerry Messenger)

bbm

A BlackBerry está prestes a liberar o uso do BBM (BlackBerry Messenger) em dispositivos de marcas concorrentes, mas, na ânsia de ter o aplicativo de conversas antes da hora, donos de aparelhos com Android se tornaram alvos para golpistas.

O Google recentemente tirou da Google Play uma aplicação falsa que dizia ser o BBM, pela qual criminosos podiam tomar uma série de ações em nome do usuário. Em apenas algumas horas o app conseguiu recolher mais de 300 IDs, graças a uma funcionalidade chamada Airpush.

“Os cibercriminosos lucram ao roubarem dinheiro das vítimas diretamente do seu saldo disponível ou através do tráfego de rede. Este último é precisamente o modo como opera a aplicação falsa do BBM, que agora não só afeta os usuários que falam inglês, mas também os usuários da região da América Latina”, disse Dmitry Bestuzhev, diretor de Pesquisa e Análise do Kaspersky Lab América Latina.

Curiosamente, o Airpush constava entre as aplicações nos termos de uso do BBM falso explicando que ele poderia, entre outras coisas, manipular o sistema de arquivos do telefone; acessar informações sigilosas, a internet e até a localização do aparelho; e gerenciar o cartão SD. Bastava, então, que os usuários lessem o contrato antes de instalar o app.

Agradeço ao Davi e ao Lucas, amigos e colaboradores do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: Olhar Digital

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: