Chrome travando e lento? Essa pode ser a causa…

gas-tecnologiaUm dos navegadores mais utilizados no mundo, está apresentando problemas, como lentidão constante e travamento, após instalação de módulo de segurança de bancos. Aprenda a resolver.

Recentemente vários usuários do Google Chrome, o navegador de internet mais popular do mundo, vêm relatando problemas de navegação como lentidão e travamento em alguns sites mais pesados. A culpa do problema não é nenhum bug ou vírus no seu computador. O culpado é um módulo de segurança que é instalado por alguns dos principais bancos do Brasil, como o Banco do Brasil, Caixa Econômica e Santander, ao acessar o serviço de Internet Banking. Estes bancos utilizam o mesmo módulo, ele é instalado com o nome de GBBD, este módulo é desenvolvido por uma empresa terceirizada, a GAS Tecnologia.

A versão mais recente deste módulo apresenta algo duvidoso. Ele é instalado automaticamente no seu navegador, no Chrome e também no Firefox, em forma de extensão. O problema é que o usuário não consegue escolher em qual navegador ele vai instalar o módulo, e também não consegue remove-lo normalmente, assim como se remove outras extensões.

Mas isso não é o verdadeiro problema. Este módulo atua como um software malicioso. O módulo coleta dados de todos os site acessados, isso torna a navegação extremamente lenta. A navegação fica tão lenta, que às vezes ocorre o travamento da guia onde navega o usuário. Agora fica a pergunta: como os bancos liberaram este módulo para o publico?

Módulo de segurança sendo instalado

BBResolvendo o problema

Como o módulo de segurança se instala como uma extensão, temos que remove-la. Para remover alguma extensão temos que ir em Configurações > Extensões  e clicar no ícone da lixeira na extensão que se deseja remover. Mas você verá que esta opção está desabilitada para a extensão GBBD.

Encontramos no Fórum de Produtos do Google um passo-a-passo para desinstalar os módulos de segurança do Banco do Brasil, Caixa Econômica e Santander. Há diferentes métodos para desinstalar o módulo, depende de qual banco vai ser desinstalado.

GBBD Banco do Brasil

1. Aperte as teclas +R
2. Na janela “Executar” que aparecerá, digite: %localappdata%

Exec_img3. Uma janela do Explorer abrirá, localize e exclua, pressionando Shift+Del, a pasta: GAS Tecnologia

excluir_pasta

4. Reinicie o Google Chrome

GBBD Caixa Econômica Federal

Método 1

    Aperte as teclas +R
Na janela “Executar” que aparecerá, digite: %localappdata%
Uma janela do Explorer abrirá, localize e exclua, pressionando Shift+Del, a pasta: GAS Tecnologia
Reinicie o Google Chrome e verifique se ainda tem problemas.

Método 2

    Acesse o Painel de Controle > Programas e Recursos
Aparecerá uma lista de programas instalados, nesta lista localize e desinstale o Módulo Adcional de Segurança Caixa
Reinicie o Google Chrome e verifique se ainda tem problemas.

GBBD Santander

Método 1

1. Aperte as teclas +R
2. Na janela “Executar” que aparecerá, digite: %appdata%
3. Uma janela do Explorer abrirá, localize e execute o arquivo: unins000.exe
4. Reinicie o Google Chrome e verifique se ainda tem problemas.

Método 2

1. Acesse o Painel de Controle > Programas e Recursos
2. Aparecerá uma lista de programas instalados, nesta lista localize e desinstale o Módulo Adicional de Segurança Caixa
3. Reinicie o Google Chrome e verifique se ainda tem problemas.

Aí vai uma dica preciosa para você continue acessando seu internet banking no conforto de sua casa. Após desinstalar o módulo de segurança, você terá que passar a fazer o acesso ao Internet Banking através do Internet Explorer, isso mesmo. Pois, se você acessar novamente o Internet Banking pelo Chrome ele vai pedir para instalar o módulo. Então a única saída, é usar o Internet Explorer, e torcer para queo problema seja solucionado em breve.

Agradeço ao Davi, Lucas e Vanderlei, amigos e colaboradores do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: Oficina da Net

11 Responses to Chrome travando e lento? Essa pode ser a causa…

  1. João says:

    Victor eu estava com este problema, acabei formatando meu not. Agora fui entrar no BB e na CEF pelo IE10 e novamente querem instalar o tal modulo. Pergunta: Se eu instalar o módulo no IE10 e depois baixar o Opera e o Chrome será que eles continuarão sendo afetados, ou somente o IE10 será afetado. (O comodo anteriormente detectou esse lixo dos BB e da CEF como malware).
    Obrigado.
    João

    • Victor Hugo says:

      João,
      Se você instalar o plugin de acesso à Caixa apenas através do IE10 os demais navegadores não serão afetados.

      Obrigado pela sua participação!

    • Roberto says:

      Amigo, instalar pelo IE é pior ainda. Vai ficar um processo rodando no seu PC o tempo todo, mesmo com o navegador fechado. E pra remover, só acessando o Windows pelo prompt em modo de segurança e acessando o registro. O jeito que encontrei é instalar um plugin que informa ao site que você está usando Linux, e assim ele carrega um aplicativo java, não precisando instalar nada no PC. Funcionou para a Caixa e parcialmente para o Itaú. A melhor solução é encerrar sua conta e abrir outra no Bradesco, que pelo menos por enquanto não aderiu a esse software malicioso.

      • Victor Hugo says:

        Roberto,
        Muito obrigado pelo seu comentário e opinião. À propósito, você pode nos dizer qual plugin você instalou no seu navegador para que o sistema dos bancos considere que o acesso está sendo realizado através de um ambiente Linux?

  2. COUTO says:

    Obrigado Victor pelas orientações quanto a travamentos e lentidão no CHROME, segui-as e o problema foi resolvido.
    Pena que isso ocorreu, pois acessar a sites bancários pelo IE é uma tortura pelo motivo de demora para abrir, apesar de usar o IE10.

  3. Augusto says:

    http://www.baboo.com.br/software/gbbd-banco-brasil-3-0-0-google-chrome

    No site Baboo também tem uma notícia dessa parecida com referencia ao Post. Mais um complemento ai que poderá ajudar os usuários e colegas, porém como eu disse antes, acredito que o problema é outro pois não tenho esses módulos e plugins e ainda continua os travamentos.
    E entendo razoávelmente bem de pcs manutenção, configuração etc… Pra mim, pc não tem mistério, eu monto, configuro, instalo, formato, faço manutenções etc…

  4. Augusto says:

    Pois é infelizmente não é isso o problema no Google Chrome, eu já fiz tudo que está descrito no post e não achei o problema, não tenho esse módulo no meu pc, havia encontrado isso pesquisando tb na net e tentei, mas não deu certo e ainda continuo com esse problema em meu pc. Acredito que seja problema do Chrome utilizando do Flash, isso só ocorre nele mesmo enquanto não acontece com o Firefox. Infelizmente também trava o IE 10 então acho que o problema é no Flash e não no Chrome. Ainda estou a pesquisar o problema, mas li algo a respeito que isso acontecia no Firefox mas o problema estava no Plugin do Flash e a Firefox pedia pra voltar a usar o Flash antigo que resolvia.

    Então Victor acho que o problema não é o navegador e sim ou os plugins ou o Flash.

    Abraço

    • Victor Hugo says:

      Augusto,
      Não se pode mesmo descartar uma ligação entre os travamentos do Chrome e o dispositivo Flash, até porque o IE 10 também vem apresentando esse mesmo tipo de problema como você nos relatou.

      Muito obrigado pelo seu comentário e participação!

  5. Wellington says:

    Bom dia Victor!
    Também venho percebendo essa lentidão do Chrome no notebook da minha casa.
    O Youtube vem travando e demorando a carregar.
    Achava que era a internet, mas depois de fazer o teste de velocidade vi que tudo estava normal.
    Meu note é novo e tem uma configuração ótima. Já não sabia o que fazer.
    Acho também que é uma bola fora do Google criar esse problema para o usuário e não resolve-lo de forma imediata.
    Vou acabar voltando para o Firefox.
    Obrigado pela matéria.
    Abs.

    • Victor Hugo says:

      Wellington,
      A lentidão relatada por você no uso do Chrome é comum a grande maioria dos usuários do navegador do Google.
      Eu me arrisco a dizer que isso possa ter alguma relação com o processo de troca do motor do Chrome Webkit pelo Blink anunciado no começo de Abril passado.
      Imagino que isso possa ser uma espécie de período de transição e adaptação às características do novo motor.

      Muito obrigado pelo seu comentário relacionado à notícia em destaque hoje aqui no seu micro seguro!

      Um excelente dia!

%d blogueiros gostam disto: