Maior site para troca de bitcoins declara falência

bitcoinDepois de amanhecer offline na última terça-feira (25), o site japonês MtGox, uma das maiores redes do mundo para a troca de bitcoins, declarou falência nesta sexta-feira (28) na corte judicial de Tóquio, com uma dívida de 64 milhões de dólares. As informações são da CNN.

Sem dar muitas explicações, o MtGox sumiu com 1,75 milhão de bitcoins, ou seja, 300 milhões de dólares em bitcoins quando saiu do ar na última segunda-feira. Mark Karpeles, CEO da companhia, disse na quarta-feira que estava trabalhando com “partes diferentes” para solucionar o problema.

O jornal The New York Times informa a existência de um documento que indica que 744 mil bitcoins foram roubados da MtGox há alguns anos — e isso não foi avisado aos seus clientes. O valor representa 6% dos 12,4 milhões de unidades de bitcoins em circulação no mercado.

Há casos de usuários que relatavam ter perdido 4750 bitcoins — o equivalente a 2 milhões de dólares. Com os problemas enfrentados pelo MtGox, o valor do bitcoin caiu pela metade, em relação ao recorde atingido no final do ano passado, quando uma unidade valia 1 mil dólares (2.330 reais). Diante desta situação, a Agência de Serviços Financeiros do Japão, que regula transações entre instituições financeiras, informou aos clientes do MtGox de que não era possível fazer nada para reaver o dinheiro.

A companhia não comentou o caso. Em abril de 2013, o MtGox viveu seu auge: a empresa era responsável por realizar 70% das trocas de bitcoin em todo o mundo.

“Não é possível que uma única empresa ou ponto possa derrubar o ecossistema do bitcoin”, disse Jon Matonis, diretor executivo da Bitcoin Foundation, uma associação que reúne representantes das bolsas de troca da moeda virtual. “O bitcoin é resiliente e vai se recuperar disso”, declara Matonis, que acredita que o fim do MtGox irá fortalecer outras companhias.

Em uma nota conjunta, as empresas que também negociam bitcoins como Coincase, Circle, Blockchain e Payward disseram que o que aconteceu com a MtGox foi uma “trágica violação de confiança” dos clientes da empresa.

Fonte: Info

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: