ShareDrop: compartilhe arquivos em uma rede local

rede_localO compartilhamento de arquivos entre usuários é uma das funções mais usadas quanto se está numa rede. Nem sempre se limita à Internet e até é mais usada dentro de redes locais.

A Apple conseguiu resolver este problema com a criação do AirDrop, dando a possibilidade aos seus equipamentos de se comunicarem. Mas e quem não tem equipamentos da marca da maçã? Agora pode lançar mão do ShareDrop.

O ShareDrop possibilita que os usuários de uma determinada rede local consigam trocar arquivos entre si, usando apenas um browser. O conceito é idêntico ao AirDrop da Apple, mas consegue ser aplicado a qualquer dispositivo, quer seja um desktop ou móvel.
A forma que os desenvolvedores do ShareDrop arranjaram para fazer este serviço funcionar foi através da utilização WebRTC, um projeto apadrinhado pela Mozilla, e que pretende implementar a comunicação em tempo real entre navegadores, com recurso a um conjunto mínimo de API’s javascript.

Para a comunicação entre as máquinas são usadas ligações P2P, que garantem que os arquivos são transmitidos ponto a ponto, sem que tenham de ser transmitidos para fora dessa rede ou para a Internet.
Para usarem o ShareDrop apenas é necessário que estes dispositivos estejam dentro da mesma rede, que não precisa de ter endereçamento público.

sharedropAssim que a página do ShareDrop for acessada é de imediato apresentada a lista de usuários presentes e que estão disponíveis para usar o serviço.

Apenas precisam escolher o seu “alvo”, que necessita também de ter a página do ShareDrop aberta, e só precisam selecionar o arquivo que tem a intenção de enviar.
Todo o processo de transmissão é feito com a concordância e confirmação entre as partes.

sharedrop1Esta é mais uma excelente forma de compartilhar arquivos dentro de uma rede privada, sem recorrer a serviços externos ou à troca de contatos em serviços de IM externos.

Testem o ShareDrop e vejam como é útil e simples de usar. Basta acessarem à página do serviço e começarem a compartilhar arquivos.

Agradeço ao Davi, amigo e colaborador do seu micro seguro, pela referência a essa matéria.

Fonte: pplware

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: