Cuidado com apps falsos ligados à Copa do Mundo

malware_copadomundoA pouco dias para o início da Copa do Mundo aqui no Brasil, usuários de Android precisam ficar bastante atentos ao instalarem algum aplicativo aparentemente ligado ao maior evento esportivo mundo. Isso porque muito malandros se aproveitam da popularidade do torneio para lançar na rede aplicativos falsos que servem para vender publicidade ou, o pior de tudo, para roubar dados do seu dispositivo.

Quem traz a informação à tona é o blog do Avast!, desenvolvedora de um dos mais conhecidos programas antivírus de toda a web. A equipe de mobile da empresa tem baixado e testado uma série de aplicativos que aparecem de alguma forma ligados à Copa do Mundo e apresentou alguns resultados na última semana.

Um exemplo citado pelo blog do Avast! é o game Corner Kick World Cup 2014, um app com 1 MB de tamanho e que não exibiu nada além de uma tela em branco na qual pulavam uma série de janelas pop-up — ou seja, tentativa de vender publicidade sem oferecer qualquer tipo de serviço associado.

Verificando outros aplicativos da mesma desenvolvedora, a VinoSports, os pesquisadores encontraram a mesma coisa: jogos de 1 MB sem qualquer conteúdo, apenas publicidade.

Perigo de gol contra

Outro aplicativo citado na postagem é o FIFA 2014 Free – World Cup, criado pela desenvolvedora Top Game Kingdom LLC. Como há vários aplicativos dessa mesma companhia, isso acaba passando um ar de segurança ao usuário, que pode ser induzido ao erro e acabar instalando malwares.

Agradeço ao Davi, amigo e colaborador do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: Tecmundo

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: