Ataques via facebook: saiba como se proteger

how-to-avoid-facebook-viruses-and-threatsAtaques podem acontecer de duas maneiras: Cavalos de Troia que infectam o Windows e roubam senhas, ou navegadores e add-ons comprometidos.

Os usuários do Facebook têm experimentado um aumento na ocorrência de vírus na rede. Agora, além de marcar os amigos em postagens, o usuário que tem o seu login infectado passa a enviar spams para todos os contatos que possui na rede.

Segundo os especialistas da empresa de segurança F-Secure, os ataques podem ser ocasionados por dois malwares: Cavalos de Troia que infectam o Windows e roubam as senhas, ou navegadores e add-ons comprometidos. Além desses, ataques de “phishing” também podem causar esse problema.

Para quem não sabe, phishing é um tipo de ataque que consiste no envio de mensagens, seja por e-mail, seja por SMS ou outras formas de contato, para o usuário com algum link ou anexo malicioso, com o intuito de roubar dados pessoais e sigilosos da vítima.

“O indicado é proteger o computador mantendo o software atualizado e com um antivírus em dia para detectar ameaças. É importante não confiar em navegadores e add-ons/plugins sem fazer uma pesquisa sobre sua reputação”, alerta Sean Sullivan, consultor de segurança da F-Secure Labs.

Caso o usuário do Facebook seja exposto a um ataque por meio da conta de um amigo, a dica é não entrar em pânico. “Evite clicar em links suspeitos, mas mesmo se isso acontecer, é preciso que mais dois ou três passos sejam seguidos para o vírus efetivamente infectar a conta”, destaca o especialista que pede para que o usuário, no primeiro sinal de problema, feche a aba do navegador.

Trocar a senha do Facebook e denunciar os posts dos amigos que parecem infectados também ajudam a amenizar o problema. Para este segundo caso, a própria rede social poderá verificar o que acontece na conta da vítima por meio das reclamações recebidas pelos demais membros que fazem parte da sua rede.

Agradeço ao Davi, amigo e colaborador do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: IDG Now!

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: