Malware para Android se disfarça de Google Play

android_malwareNão são poucos os vírus para Android, mas alguns se destacam pelas táticas usadas para enganar os usuários. Um deles chamou a atenção da empresa de segurança FireEye, que descobriu um malware que se disfarçava como um ícone da Google Play Store logo na tela inicial do dispositivo.

Ao se instalar no aparelho, o aplicativo, que solicitava permissões de administrador, apresenta dois pop-ups: “Erro do Programa” e depois “Este foi deletado”. No entanto, a partir deste momento, o vírus se espalha pelo sistema com códigos criados para roubar mensagens SMS, certificados e senhas bancárias.

Embora a tática seja inteligente, é importante observar que o cibercriminoso não foi exatamente cuidadoso na hora de fazer isso. O aplicativo tem o nome de “Googl App Stoy”, o que deveria levantar desconfianças imediatamente. Por isso, vale ressaltar a necessidade de atenção sobre o que é instalado no seu celular, principalmente se a origem do app não é o Google Play.

A empresa diz que a partir do momento da instalação, o usuário não conseguiria mais removê-lo do celular, já que o malware continua operando como serviços de fundo. É até possível interromper suas funções, mas após a reinicialização do celular, tudo voltava ao estado inicial.

Agradeço ao Davi, amigo e colaborador do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: Olhar Digital

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: