Android lidera mercado mundial de smartphones com 85% de participação

android_liderO domínio do Google no mercado de smartphones atingiu um novo patamar, com o Android atingindo recorde de participação dos embarques globais de smartphones, com 84,6% de share de acordo com pesquisa realizada pela Strategy Analytics.

O crescimento do mercado de smartphones Android durante o segundo trimestre reduziu um pouco as fatias do BlackBerry, dos iPhones e dos Windows Phone, da Microsoft.

O Android est’a em 249,6 milhões smartphones embarcados no segundo trimestre, cerca de sete vezes mais do que os 35,2 milhões de iPhones entregues ao mercado. A participação dos smartphones iOS caiu para 11,9% no trimestre. Era de 13,4% no mesmo período do ano passado.

“O crescimento mundial do Android está sendo impulsionado pela forte demanda por smartphones de baixo custo em todas as grandes regiões, como a China, Índia e África”, disse Neil Mawston, diretor executivo da Strategy Analytics.

“Só o lançamento de iPhones com telas de mais de 5 polegadas nos próximos meses pode ameaçar o crescimento futuro do Android”, explica o analista. “Milhões de usuários do Android em todo o mundo provavelmente irão comprar iPhones de tela grande ainda este ano”, afirma Mawston.

Os Embarques globais de smartphones cresceram 27% no trimestre, para 295,2 milhões de unidades, contra 233 milhões em igual período de 2013. Embora esse índice de crescimento anual tenha sido o mais baixo em cinco anos, houve forte crescimento na Ásia e na África e um crescimento mais fraco na América do Norte e na Europa.

A última contagem de embarques ficou em linha com os números divulgados nesta terça-feira pela IDC, que aponta queda na participação de mercado da líder Samsung, de 32,3% no segundo trimestre de 2013 para 25,2% no segundo trimestre deste ano.

De acordo com a Strategy Analytics, a Xiaomi tornou-se o quinto maior fornecedor de smartphones do mundo no segundo trimestre deste ano, catapultada para os cinco primeiros lugares pela primeira vez pelo sucesso dos seus produtos no mercado doméstico da China. A empresa chinesa conseguiu um recorde de 5,1% da quota de mercado mundial de smartphones, muito acima dos 1,8% que detinha há um ano atrás. Isto coloca-a um pouco atrás das rivais chinesas Huawei Technologies e Lenovo, que ficaram em terceiro e quarto lugar, respectivamente. A IDC tinha colocado a LG como quinta empresa a nível mundial no mercado dos smartphones.

A projeção da Strategy Analytics é a de que o número de usuários de smartphones em todo o mundo se aproxime de 2,5 bilhões até o final de 2015, impulsionado por um forte crescimento na Ásia Oriental.

Agradeço ao Davi, amigo e colaborador do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: IDG Now!

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: