Cuidado com e-mails falsos em nome do Serasa

serasa_fakeReceber um e-mail com a notificação de que você está inadimplente causa preocupação. Mas também aguça a curiosidade. Basta um clique e pronto, em vez de obter as informações sobre uma possível pendência financeira, o usuário permite que programas roubem as informações do seu computador, possibilitando o acesso a seus dados pessoais e senhas.

Golpistas usam o nome de instituições especializadas em armazenar cadastros de consumidores para concessão de crédito para fazer phishing (termo que vem do inglês fishing -que quer dizer pescar), tipo de fraude eletrônica que visa obter dados de usuários. A Serasa Experian, uma das instituições mais utilizadas pelas empresas na hora de examinar se deve conceder crédito aos seus clientes, é também umas das favoritas dos aproveitadores e frequentemente tem correnpondências enviadas em seu nome.

Para reconhecer um e-mail fraudulento, preste atenção no domínio da mensagem – endereço que leva até o site. Nos e-mails, ele vem escrito depois do sinal de @ no endereço do emissor. No caso da Serasa Experian as mesagens podem ser encaminhados com dois domínios: @serasaexperian.com.br ou @certificadodigital.com.br. A empresa disponibiliza um e-mail para denunciar as tentativas de fraude eletrênica abuse@br.experian.com.

– Verifique se você contratou algum serviço que prevê o envio de e-mail com estas notificações
– Não clicar em nenhum link ou botão, nem tampouco permita o download de qualquer arquivo deste tipo de e-amail
– Confira se o endereço remetente do e-mail pertence mesmo à empresa

Agradeço ao Davi e ao Paulo Sollo, amigos e colaboradores do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: EBC

One Response to Cuidado com e-mails falsos em nome do Serasa

  1. Vinicius says:

    Na verdade , é preciso ter cuidado com quaisquer e mails que foge a chamada ” realidade ” . Existem e mails falsos da Polícia Federal , justiça , entre outros . A recomendação , é nunca abrir e mails de desconhecidos . Se você desconhece tal pessoa ou instituição , então porque abrir ? Essa regra é básica e precisa ser usada !

    Só abra e mail , se você tiver mesmo a certeza absoluta que é fidedigno !

    Cuidado com SPAMs , não faça cadastros a ermo em sites , pois seu e mail fica salvo e eles perturbam de volta .

    Usem Air Mail , ele é e mail temporário , serve para que você não seja perturbado em muitos sites , os quais exigem cadastros .

    Um detalhe interessante , descobri já algum tempo , o Outlook , ele controla e até impede SPAMs melhor do que o Gmail , ou seja , o Outlook , possui um filtro bem melhor .

    Quem deseja não ter SPAMs , use o Outlook , ao invés do Gmail , já estou fazendo isso , e caso eu receba algum SPAM , o mesmo é bloqueado pelo filtro do Outlook .

    O Google , ele vende as suas informações para as empresas , por isso essa enxurrada de SPAMs , propagandas e etc . Pode usar o BING da Microsoft , ele não vende as suas informações .

%d blogueiros gostam disto: