Muito cuidado no uso de computadores públicos em hotéis

public_compÉ tentador querer verificar o seu e-mail ou suas contas bancárias,durante uma viagem, por exemplo. Além de todos perigos que já contamos sobre acessar suas redes através de uma rede Wi-Fi pública, há algo ainda mais grave e inseguro: acessar suas contas através de um computador público no hotel em que você está hospedado.

Recentemente, um grupo de atacantes foi preso, depois de supostamente instalar keyloggers nos computadores de hotéis do centro de negócios de hotéis, no Texas. O ataque teve repercussões tão graves que, inclusive, o Serviço Secreto e o Departamento de Segurança Cibernética Nacional de Segurança Interna e Integrações dos EUA tiveram que alertar os hotéis em todo o país sobre o perigo dos ataques e as medidas de segurança.

Os keyloggers registravam as senhas dos usuários e, em seguida, enviavam os dados para e-mails externos – os cibercriminosos foram capazes de obter as credenciais de login de e-mails e conta financeiras de usuários. Estes tipos de golpes são facilmente executados, por isso, os turistas devem ter cuidado extremo na hora de utilizar os computadores de acesso público do hotéis. Se você quiser usar um desses computadores para verificar o resultado do último jogo do seu time favorito? Use-o. Quer revisar seus e-mails ou o estado da sua conta bancária? Melhor usar o telefone.

Mas, se é absolutamente necessário que você verifique seu e-mail e a única maneira de fazer isso é em um computador público, tome algumas precauções: encaminhe seus e-mails para uma conta de e-mail descartável como Mailinotor ou Trashmail que tem uma vida curta e uma expiração cronometrada. Se é absolutamente necessário fazer o download de um arquivo, verifique o item compartilhável por link e envie esse link enviado para este endereço descartável. A chave aqui é que você nunca use as senhas de acesso das suas contas privadas mais importantes.

Estas soluções, podem não ser as opções mais convenientes, mas elas são mais convenientes do que passar horas online com seu cartão de crédito, do que ter que redefinir todas as suas senhas, do que perder o controle de dados pessoais ou pior ainda ter sua identidade virtual roubada.

Agradeço ao Davi, amigo e colaborador do seu micro seguro, pela referência a essa matéria.

Fonte: Kaspersky blog

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: