Novo malware com foco em lojas online é comercializado na rede

LusyPOSChamada de LusyPOS, a ameaça virtual utiliza códigos e outras características de outros malware conhecidos, como Dexter e Chewbacca.

Um novo tipo de malware point-of-sale, parecido com o que atingiu a rede Target, está sendo vendido em mercados underground por 2 mil dólares.

Chamado de LusyPOS, o malware foi encontrado no VirusTotal, um site onde as pessoas podem submeter amostras de malware para ser se um ou mais aplicativos de segurança conseguem detectá-lo.

A ameaça também anunciada em um site underground de cartões, em que são comprados e vendidos dados de cartões de crédito roubados, afirmou Brian Minick, vice-presidente de segurança avançada para negócios da empresa de segurança CBTS.

“É o primeiro que vemos desse tipo. Parece bastante novo”, afirma Minick.

Varejistas dos EUA foram atacados por malware que escaneam a memória volátil dos computadores conectados a sistemas de pontos de vendas, que lidam com pagamentos de cartões de crédito. A Home Depot afirma ter perdido dados de 56 milhões de cartões para um ataque desse tipo em um período de seis meses neste ano, em um dos maiores vazamentos da história.

Nick Hoffman, um engenheiro da CBTS, escreveu em um post que o LusyPOS compartilha algumas das mesmas características de outras duas plataformas conhecidas de malware POS: Dexter e Chewbacca.

Em um relatório publicado em janeiro deste ano, a empresa de segurança RSA disse que o Chewbacca era um malware simples, mas que infectou os sistemas de pelo menos 35 lojas.

Minick disse que não é incomum que os criadores de malware emprestarem códigos de outros programas para criar uma nova aplicação maliciosa para lucrar.

“Penso que isso mostra a reutilização de códigos que estavam por aí. Então esses desenvolvedores agora estão pegando o melhor do que foi disponibilizado de forma pública e reutilizando para criar uma nova ferramenta…para tentar ganhar um dinheiro fácil”, explicou Minick.

De acordo com o especialista, o malware LucyPOS compartilha um pouco do mesmo código fonte do Dexter e outras características do Chewbacca.

Fonte: IDG Now!

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: