Suspeita: uTorrent estaria usando PCs de usuários para minerar Bitcoins

bitcoin_utorrentEm uma discussão nos fóruns do uTorrent, usuários do gerenciador de torrents relataram que a última atualização teria instalado um minerador de Litecoins – uma variação de Bitcoins – sem consentimento em seus computadores. A polêmica foi destacada pelo site Trusted Reviews, que aponta o programa Epic Scale como culpado.

Segundo a reportagem, o software aproveita a capacidade de processamento não utilizada pelo computador para “mudar o mundo”. Em resumo, o processo iniciado pela aplicação usa a máquina do usuário para minerar Litecoins em segundo plano, o que aumenta consideravelmente o uso de CPU mostrado no Gerenciador de Tarefas. Esse comportamento leva até alguns programas de segurança a classificar esses mineradores – e o Epic Scale – como malware.

Ouvida pelo The Verge e pelo próprio Trusted Reviews, a BitTorrent, responsável pelo uTorrent, confirmou que a Epic Scale é uma parceria da ferramenta – e que o programa que “muda o mundo” é realmente oferecido no processo de instalação do gerenciador.

No entanto, a companhia negou que um processo “silencioso” estivesse acontecendo na hora que o aplicativo de torrents é instalado. “Revisamos o problema de perto e podemos confirmar que isso não acontece”, escreveu um porta-voz, em comunicado. “É mais provável que os usuários tenham aceitado a oferta durante a instalação.”

Comentários destacados pelo TR, porém, dão outra versão. Um deles, escrito pelo membro do fórum identificado como Groundrunner, diz que “não havia informações sobre isso durante a instalação” e que ele mesmo tinha recusado todos os programas oferecidos no processo – mas ainda assim viu o Epic Scale “entrar” em sua máquina. A usuários como ele, a BitTorrent recomenda a desinstalação manual do Epic Scale, garantindo que nenhum rastro do crapware ficará no computador depois disso.

Agradecemos ao Davi e ao Paulo Sollo. colaboradores amigos do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: Info

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: