uTorrent agora entra na ‘lista negra’ do Google e de alguns antivírus

utorrentEstá aberta a temporada de caça a um dos clientes de download mais populares do mundo, o uTorrent. De acordo com o site TorrentFreank, a plataforma agora é tida como perigosa ou de conteúdo malicioso por serviços de segurança como softwares antivírus e até o filtro de buscas do Google.

Aparentemente, uma série de programas de segurança para o computador começou a bloquear o uTorrent repentinamente, alegando a presença de componentes potencialmente perigosos. A mensagem dos antivírus cita que o arquivo EXE do serviço está relacionado com o Trojan.Win32.Generic!BT e o OpenCandy, um adware que é polêmico e pode gerar um falso positivo — mas que era aceito até o momento.

Além disso, o Google iniciou uma jornada própria para dificultar o acesso do usuário à plataforma. No Chrome, a página de download da atual versão do uTorrent leva você a um alerta em vermelho sobre os potenciais perigos do site. Isso significa que ele foi denunciado ao menos sete vezes nos últimos noventa dias.alert_harmful_programsEm testes próprios, a empresa detectou “downloads maliciosos sendo feitos e instalações sem o consentimento do usuário”. Vale lembrar que o próprio uTorrent já tem a imagem bastante negativa: em março, vazou a informação de que ele usava PCs de clientes para minerar bitcoins durante o download.

O Torrent Freak informa que vários sites de torrent também receberam o mesmo aviso. Em resposta às denúncias, a Google afirma que esse é o resultado de uma nova filtragem de páginas que podem realizar “mudanças inesperadas” no seu computador. Por enquanto, a equipe do uTorrent ainda não se pronunciou sobre o caso.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: Tecmundo

3 Responses to uTorrent agora entra na ‘lista negra’ do Google e de alguns antivírus

  1. Karlinha says:

    Google está seguindo o mau exemplo da Du Speed, que adora bloquear apps legíimos dizendo que é vírus.

  2. Rafael A. says:

    Eu acho errado, esse programa é muito bom e já utilizo-o por vários anos; o problema é que tem um pessoal que só sabe clicar em next,não lê nada e acaba instalando as propagandas e depois acusa a empresa de vírus. Daí eu lhe pergunto, o pessoal que algo de graça tudo e maravilhoso, sem propagandas, mas e como a empresa paga as contas daí? Isto não fica só para o caso do Utorrent, tem diversos softwares que o pessoal acusa de vírus, sendo que se apenas lessem, não instalariam as propagandas, até onde eu vi os softwares de instalação estão sendo bastante claros, o senhor aceita ou não aceita, o senhor quer pular a instalação desse software e etc.

    • chrysthofer says:

      Discordo de você, no meu computador uso o emissoft internet security e o programa uncheky ( que recusa automaticamente todas as ofertas e desmarca as caixinhas de instalação adicional) ainda assim recusei todas as ofertas e pra minha surpresa o detector de comportamento do meu antivírus detectou duas instalações ocorrendo após a instalação do programa supracitado é claro que bloquei uso o utorrent sim mas confesso que ultimamente ele esta muito suspeito uso ele desde o meu primeiro pc mas sinceramente não sei se continuarei usando-o por muito mais tempo estou monitorando em caso de algum novo alerta trocarei de programa

%d blogueiros gostam disto: