Extensão que diminui o uso de memória pelo Chrome

extensaoCorrespondendo a exatos 49.65% dos acessos à internet atualmente. Se formos analisar apenas os dados referentes ao Brasil esse número sobe para 65,36%. Não poderia ser diferente, afinal ele foi criado, desenvolvido e é mantido pelo oráculo da internet, o próprio Google.

Porém, nem tudo é alegria com o navegador. Responda rápido: Qual o principal problema do browser? Aposto todo o dinheiro que não tenho que você respondeu “consumo de memória”, certo?

O Chrome é famoso por ser o pesadelo dos computadores com pouca memória – e dos com bastante também – já que seu consumo é um problema sério.  O problema já até virou mene.

Por causa disso diversos tutoriais, medidas, soluções paliativas e gambiarras foram tentadas, mas todas sem muito sucesso. Existe porém algo que em certa medida minimiza esse problema.

O recurso trata-se da extensão “The great Suspender” e é muito fácil de ser usada. Faça assim: acesse a Play Store e instale o complemento que é bem leve, cerca de 300kb.

O que essa ferramenta faz é pausar as abas que você não usou durante um certo tempo, por exemplo, 2 minutos. Assim, a memória que estava nessa aba será devolvida ao sistema, evitando o problema de travamento do navegador.

Por padrão o Great Suspender vai suspender abas após 1 hora de inatividade, mas pode-se mudar para intervalos menores, como 20 segundos, além de várias outras opções. Existe também uma a whitelist, ou seja, aquela que relaciona as abas cuja memória nunca serão suspensas.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: Oficina da Net

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: