Crackers roubam mais de 250 mil contas de usuários da Apple

keyraiderMalwareMalware se espalha através da Cydia, uma loja de aplicativos de terceiros. Ataque já é considerado o maior da história da Apple.

Foi descoberto um novo malware no sistema iOS da Apple, que teria violado o acesso a senhas e informações pessoais de 250 mil contas em dispositivos desbloqueados de dispositivos da companhia. O alerta foi dado pela Palo Alto Networks, uma empresa especializada em firewalls.

O malware chamado KeyRaider se dispersou a partir da Cydia, uma loja de aplitivos concebidas por entidades alheias à Apple, usada nos dispositivos desbloqueados. Os autores do malware podem ter tido acesso a mais de 250 mil contas, especialmente às senhas dos usuários e a certificados do serviço de notificações. A empresa de Palo Alto, Califórnia, explicou que o malware consegue desabilitar as opções de bloqueio dos aparelhos e “extorquir o dinheiro de um resgaste aos usuários para continuarem a ter acesso as suas contas”. O malware pode ainda “fazer o download e comprar apps sem permissão”, e no caso do usuário se negar a pagar o resgaste, comprar grande número de aplicativos, comprometendo o cartão de crédito do usuário.

A funcionalidade “jailbreak” – “fuga da prisão”, em tradução livre, que pode corresponder a “desbloquear” – permite adicionar recursos extras a um iPhone, iPad ou iPod, seja através da instalação de softwares não autorizados ou do desbloqueio de funcionalidades interditas. O primeiro “jailbreak” foi lançado em 2007 com o único objetivo de poder mudar o toque do telemóvel para qualquer tipo de arquivo de áudio. Desde então, uma ampla variedade de novos recursos tem sido lançada e posteriormente utilizada pelos consumidores.

Estima-se que o ataque do KeyRaider tenha atingido contas da Apple em 18 países por todo o mundo, e que seja o maior da história da marca causado por um malware.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: Wintech

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: