Sequência específica trava o Chrome

ChromePrimeiro foram os iPhones. Depois, o Skype. Agora é a vez do Chrome travar ao receber uma série de caracteres específicos.

O navegador do Google trava se você inserir uma combinação específica na barra de endereço e apertar Enter, ou se você clicar em uma URL com ele, ou até mesmo se você passar o cursor do mouse sobre o link.

O erro funciona na última atualização estável do Chrome, a versão 45, e anteriores. No Windows, o navegador na versão 45.0.2454.93 simplesmente trava e fecha de repente. Enquanto isso, em um MacBook Pro, recebemos a seguinte mensagem:chrome_travaDe acordo com o VentureBeat, a falha foi descoberta pelo desenvolvedor de software Andris Atteka, que explicou em seu blog como é fácil fazer o Chrome travar.

Atteka divulgou um link de 26 caracteres para travar o Chrome, mas o VentureBeat conseguiu produzir o mesmo erro com apenas 10. Você mesmo pode experimentar o erro (por sua conta e risco) usando o link abaixo:

http://a/%%30%30

O desenvolvedor explica que a falha é referente a um código muito antigo, mas que ele não acredita se tratar de uma falha de segurança. Mesmo assim, é fácil entender como isso pode impactar diversos usuários do Chrome, vide o que aconteceu com o Skype e os iPhones.

O erro afeta tanto computadores Windows quanto Macs, mas testes feitos em celulares Android e iPhones não apresentaram o erro. O Google ainda não se pronunciou sobre a falha, mas erros semelhantes aconteceram em março e abril deste ano e foram solucionados rapidamente.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fontes: GizmodoVenture Beat e Andri’s Ateka’s blog

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: