Versões infectadas de apps de jogos populares ameaçam usuários do Android

AndroidA ESET, empresa desenvolvedora de soluções de segurança, descobriu recentemente uma nova e perigosa ameaça que afeta o usuários do Android.

Os cibercriminosos estão utilizando vários jogos populares disponíveis na loja Google Play como meio para infectar dispositivos, através de apps como Plants vs Zombies, Candy Crush, Super Hero Adventure, dentre outros.

O sistema de telemetria da ESET detecta os jogos que instalam a ameaça como Android/TrojanDropper.Mapin e o trojan como Android/Mapin. Esta ameaça é capaz de obter o controle do dispositivo infectado e torná-lo parte de uma ‘botnet’ controlada por cibercriminosos.

Este malware – Android Mapin – possui uma característica que torna a sua detecção mais complexa. Trata-se de um temporizador, que atrasa a execução da carga maliciosa, para que os usuários não suspeitem que o seu aparelho está infectado.

“Algumas variantes do Android/Mapin levam um mínimo de três dias a ativarem todas as suas funcionalidades. Esta deve ser uma das razões pelas quais o TrojanDownloader consegue enganar o sistema de prevenção de malware da Google”, disse a propósito Lukáš Štefanko, pesquisador de Malware da ESET. “Porém, nem todas as funcionalidades estão implementadas e existe a possibilidade deste malware ainda se encontrar pleno desenvolvimento.”

Este trojan infiltrou-se várias vezes no Google Play e em mercados Android alternativos através dos jogos Plants vs Zombies, Candy Crush, Super Hero Adventure Jewel Crush, Racing Rivals, entre outros. Deste modo, passa despercebido ao mascarar-se como uma espécie de atualização do Google Play ou um aplicativo com funções gerenciais.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: ESET blog

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: